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Xô ressaca! Veja dicas para mandar o cansaço para longe e renovar as energias entre um bloco e outro e não perder nenhum dia de festa

Xô ressaca! Veja dicas para mandar o cansaço para longe e renovar as energias entre um bloco e outro e não perder nenhum dia de festa

Curtir o carnaval é sempre uma alegria, são festas e blocos que não acabam mais! Porém, a gente se empolga tanto já no primeiro dias que é normal ficar totalmente sem energia para os dias seguintes, acabar perdendo o bloco ou não curtindo da mesma forma. Mas o que é necessário fazer para se ter um carnaval prolongado e saudável? Algumas estratégias podem ajudar, além de evitar mal-estar, fadigas intensas, câimbras e dores devido às longas programações do feriadão. A Nutricionista Mônica Marinho separou algumas dicas para você cuidar da sua alimentação e do seu corpo nessa época e, assim, curtir cada minutinho sem problemas!

 

Alimente-se na hora certa
 

A alimentação deve sustentar o gasto de energia que acaba sendo maior nessa época do ano. Desta forma, o recomendado é fracionar a sua alimentação e comer sempre de 3 em 3 horas ou, no máximo, de 4 em 4 horas. “Esses cuidados vão garantir uma saciedade para a refeição seguinte, e com isso a pessoa tende a comer menos quantidade de alimentos, sem ficar com uma sensação "pesada" no estômago, que misturado com o calor, pode causar um mal-estar”, comenta a nutricionista.
 

Evite alimentos gordurosos
 

Para os foliões de plantão, o ideal é que a dieta seja baseada em carnes magras, preferencialmente frango sem pele e peixe, e acompanhem alimentos cozidos a vapor ou grelhados, evitando o consumo de frituras ou de comidas com muita gordura no preparo. Frutas e legumes podem ser ingeridos em abundância, na forma de sucos e saladas, respectivamente, além de cereais integrais.
 

Para quem não tem intolerância à lactose pode utilizar laticínios com moderação, em especial os desnatados, que podem ser consumidos como vitaminas e shakes. Então já sabe né?! Nada de abusar dos fast-foods no feriadão! Para completar, Mônica dá um recado. “É importante não ficar em jejum em nenhum momento e ter uma boa refeição, principalmente ao acordar”.

 

Sempre hidratada
 

Manter-se hidratada é mais do que recomendado. Para não ficar só na água, sucos desintoxicantes feitos com frutas, vegetais e gengibre, chá verde e água-de-coco são ótimas opções para limpar o organismo de impurezas, e têm efeito termogênico, ou seja, além de deixarem você saudável, ainda aceleram a queima de calorias! Olha que combinação boa?! Porém, a nutricionista chama atenção para alguns cuidados que devem ser tomados: “Esses sucos não devem substituir a ingestão de água, eles são apenas uma alternativa para buscar a hidratação", comenta.
 

Para algumas pessoas, abrir mão de bebidas alcoólicas está fora dos planos, mas entenda que o consumo é liberado desde que se faça com moderação. Cervejas, drinks e vinhos podem ser ingeridos, porém, como eles têm tendências a desidratar nosso corpo, todo cuidado acaba sendo pouco. "Se você consumir qualquer tipo de bebida alcoólica é recomendado que você as tome sempre alternando com muita água e nunca de estômago vazio”, adverte Mônica.

 

Mônica Marinho - Nutricionista,  PHD em Bioquímica.

CRN 87100085

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