Você sabe a diferença entre ovulação e dias férteis? Te ajudamos a entender
Você sabe a diferença entre ovulação e dias férteis? Te ajudamos a entender
O que é ovulação e período fértil?
Primeiramente é preciso entender que o período fértil são aqueles dias em que a mulher está mais apta a engravidar e provavelmente sentirá a libido em alta. A ovulação, secundariamente, acontece durante esse período, especificamente no dia mais fértil, e é o momento em que o ovário libera o óvulo pronto para ser fecundado pelo espermatozóide e dar início à gravidez. O período fértil, portanto, são os dias que antecedem e os que se seguem ao momento da ovulação, ocorrendo normalmente no meio do ciclo. “O período ovulatório dura aproximadamente seis dias, pois, uma vez liberado, o óvulo pode sobreviver no organismo por 12 a 24 horas e o espermatozoide pode ficar vivo por até 5 dias”, explica a ginecologista Paula Bortolai.
Como é possível diferenciá-los?
De acordo com a médica, a ovulação pode ser observada por meio de ultrassom transvaginal e dosagens hormonais. “Após 36 horas do pico de LH é quando ocorre a liberação do óvulo. Em mulheres com ciclos regulares de 28 dias, o período se estende do 12º ao 17º dia do ciclo”, esclarece. Já no período fértil, a mulher pode perceber um muco vaginal mais espesso, um aumento da temperatura corporal e da libido e algumas podem até sentir dor, cólica, do lado em que ocorreu a ovulação.
Qual é a importância de saber quando acontecem esses momentos?
Para a médica, conhecer o funcionamento do ciclo menstrual é fundamental para toda mulher: “O autoconhecimento pode auxiliar a evitar gestações indesejadas (para quem utiliza o método tabelinha) ou a aumentar a frequência de relações, no caso de mulheres que estão tentando engravidar”, afirma. Além disso, conhecendo essa fisiologia, a mulher pode ficar atenta e procurar um ginecologista quando houver alguma alteração.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Paula Bortolai Martins Araujo, Ginecologista-obstetra do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia
CRM: 127.101



