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Veja quais alimentos não são recomendados comer durante a TPM

Veja quais alimentos não são recomendados comer durante a TPM

Bomba de emoções, cólicas, dores de cabeça. Os diversos sintomas da TPM visitam a maioria das mulheres todos os meses, desde a primeira menstruação. No entanto, existem maneiras de amenizar algumas dessas mudanças. Uma delas é através da sua alimentação nesses dias, que consegue trazer melhorias para os efeitos hormonais no seu corpo. Por isso, consultamos a nutricionista Silvia Ferolla para saber quais alimentos não são recomendadas no período de Tensão Pré-Menstrual. Saiba mais!

 

É verdade que a alimentação pode influenciar nos sintomas da TPM?

 

Ao seguir um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada, é possível perceber diversas mudanças no corpo e bem-estar em geral. Por isso, as mulheres que buscam hábitos desse tipo podem sentir os sintomas da TPM de forma mais branda. “Alguns nutrientes podem melhorar a produção de serotonina melhorando o humor, por exemplo”, explica a profissional. No entanto, é importante lembrar que a principal causa dos sinais desse período ocorrem devido mudanças fisiológicas, principalmente pela alteração hormonal.

 

Mudar ou não a dieta: entenda quais alimentos não são recomendados comer na TPM

 

Assim como explica a especialista, não há uma alimentação específica para cada etapa do ciclo menstrual. “O ideal é manter uma dieta equilibrada diariamente, preocupando-se com ingestão adequada de todos os grupos alimentares”, indica ela. Durante o período pré-menstrual é importante redobrar a atenção quando for escolher o que comer.  Por isso, é importante evitar os alimentos industrializados, que possuem muito sódio e sal, pois favorecem o inchaço. E também a cafeína, que pode piorar a irritabilidade, dores de cabeça e insônia. Também é recomendado evitar o excesso de doces e frituras.

 

Descubra quais são os alimentos que você deve investir nesse período

 

Da mesma maneira que existem os alimentos não recomendados para essa etapa do ciclo menstrual, outros são aconselhados a serem consumidos. “Redobre a atenção para garantir bom consumo de alimentos de baixo índice glicêmico”, aponta a nutricionista. Eles fornecem energia mais lentamente, o que resulta em uma maior saciedade e reduz a compulsão alimentar, como batata doce, arroz integral, morango e grão de bico. Aposte também nos ricos em triptofano, que contribui para a ação da serotonina, hormônio do bem-estar, por exemplo banana e nozes. Além disso, opte pelos antioxidantes, como os vegetais, que minimizam alguns sintomas comuns, como o inchaço, acne e alterações de humor. E não deixe a hidratação para trás, ela é de suma importância. Para isso, beba água, chás e água de coco à vontade.

 

Nutricionista Silvia Ferolla, da Clínica Bruno Vargas.

CRN: 9-1821

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