Vai viajar sozinha para fora do país? Não deixe de ler 6 dicas essenciais para não passar aperto
Vai viajar sozinha para fora do país? Não deixe de ler 6 dicas essenciais para não passar aperto
PRODUTO Relacionado

1. Confira se os seus documentos estão em dia
Antes de marcar uma viagem, não podemos esquecer que o passaporte é um item quase obrigatório em todos os países - excetos alguns da América do Sul que só exigem identidade. Por isso, o primeiro passo é verificar as regras do destino que você escolher e conferir se o seu passaporte está em dia ou perto de vencer. Alguns países não aceitam documentos com menos de seis meses do vencimento, outros pedem apenas que esteja válido durante o período da sua viagem. De qualquer forma, não deixe para olhar esse detalhe importantíssimo de última hora, tá? Quanto mais tempo você tiver para fazer a renovação ou tirar a primeira via do documento, melhor!
2. Defina quanto você tem para gastar antes de qualquer coisa
Ok, sempre dá para parcelar a passagem no cartão de crédito, mesmo quando encontramos uma super promoção. Mas, definir mais ou menos quanto se tem para usar na viagem é o ponto de partida para o seu planejamento, né? Se você já tiver um dinheiro guardado na poupança, ótimo! Mas se ainda der tempo de juntar uma graninha até lá, se organize para não precisar mexer nesse dinheiro até a data da viagem. Além disso, comece a orçar quanto você vai gastar mais ou menos na hospedagem, alimentação e passeios que pretende fazer.
Quer uma dica? O Quanto Custa Viajar é um site que calcula todos os gastos bases que você vai ter de acordo com as informações de dias e tipo de viagem que você pretende fazer. Vale a pena dar uma olhada. ;)
3. Faça a reserva do seu hotel com antecedência
Passagens compradas? Chegou a hora de reservar o hotel! Se você estiver com uma grana boa para ficar em hotéis mais conhecidos, maravilha! Eles costumam ser mais seguros para quem está viajando sozinho. Porém, se você vai ficar em hostels ou mesmo dividir quartos, tenha um pouco mais de cuidado na hora de escolher. Procure hospedagens bem avaliadas em sites de reserva (Booking, HostelWorld), leia todos os comentários de hóspedes que já passaram por lá, especialmente mulheres, para se certificar de que não houve nenhum caso de assédio, desrespeito ou algo pior. Ah! Alguns hostels oferecem quartos compartilhados somente com mulheres, se isso te deixar mais confortável e segura. :)
4. Pesquise sobre o seu destino e monte um roteiro para não ficar perdida!
Agora que a passagem está comprada e a reserva do hotel feita, pode relaxar e aproveitar o momento mais gostoso de planejar uma viagem: montar o roteiro da sua programação! O primeiro passo é pesquisar muuuito sobre o país, não só para saber quais são os passeios mais legais, como também para entender como é a cultura de lá, como é o clima no período em que você estiver por lá (vai ajudar muuuito na hora de montar a mala!), se há feriados nesse tempo… Feito isso, selecione os lugares mais legais para visitar e dê prioridade para o que você achar mais imperdível, afinal, dependendo da quantidade de dias que você for ficar, talvez não dê para conhecer tudo.
5. Tome algumas medidas de segurança
Cadeados nas malas é uma dica batida, mas sempre válida. É importante também não andar com todo o dinheiro da viagem. Leve para rua só o necessário para passar o dia e alguns trocados de emergência, e guarde o resto no cofre do hotel ou em uma mala com cadeado. Já o passaporte, seu principal documento durante a viagem, deve estar sempre na sua bolsa de mão ou pochete.
Outra dica de segurança importante para quem vai viajar sozinha é nunca permanecer muito tempo em lugares desertos ou com pouca iluminação, especialmente à noite. Além disso, na hora de fazer passeios turísticos distantes, o ideal é contratar uma agência ou guia conhecido na cidade, para não cair em armadilhas.
6. Faça amigos sempre que possível
Por fim, desapegue da timidez, coloque o inglês (ou outro idioma local) em prática e procure fazer amigos no hotel/hostel ou pela cidade. Viajar sozinha é maravilhoso, mas fazer amigos durante a viagem torna tudo mais inesquecível, além de ser super legal ter companhias para conhecer os lugares badalados e fechar pacotes de passeios, né?
PRODUTOS Relacionado




