Vaginite e vulvovaginite: entenda o que é cada uma dessas doenças vaginais
Vaginite e vulvovaginite: entenda o que é cada uma dessas doenças vaginais
Em entrevista ao Só Delas, o ginecologista Rogério Leão evidencia as diferenças entre vaginite e vulvovaginite e esclarece como é o tratamento para este tipo de infecção vaginal.
A vaginite (inflamação da vagina) e a vulvovaginite (infecção na vagina e vulva) têm sintomas semelhantes
Segundo o profissional, vaginite é o nome dado a qualquer processo inflamatório da vagina. "Candidíase é um tipo de vaginite, causada pelo fungo Candida albicans. Entretanto, há outras causas de vaginite, como [a infecção] causada por bactérias (vaginose bacteriana), protozoários (tricomoníase), desequilíbrio da flora (vaginite citolítica) e processos inflamatórios", esclarece o doutor Rogério. Já a vulvovaginite é uma inflamação simultânea da vagina e vulva, parte externa da região íntima feminina.
Os sintomas de ambas as infecções são parecidos. Por isso, o ideal é recorrer a uma avaliação médica especializada para confirmar o diagnóstico e dar início ao tratamento direcionado. De acordo com o especialista, a vaginite pode provocar coceira interna e corrimento de diferentes características, dependendo da origem do problema. No caso da candidíase, "pode ter secreção esbranquiçada e vermelhidão no local". A vulvovaginite também pode ocasionar coceira intensa na vulva e outros desconfortos na região íntima. Portanto, na dúvida, não hesite em procurar um(a) profissional da área.
Tratamento para vaginite e vulvavaginite varia de acordo com a origem da inflamação
O tratamento vai depender do tipo de vaginite ou vulvovaginite em questão. Segundo o especialista, "pode ser o caso de tratar com antibióticos ou antifúngicos (orais, creme vaginal ou pomadas para uso externo), além de anti-inflamatórios, ácido bórico ou probióticos". De qualquer forma, o primeiro passo é agendar uma consulta com um(a) ginecologista para descobrir a origem do problema e tratá-la adequadamente.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dr. Rogério Leão - Ginecologista e Obstetra do IPGO (Inst. Paulista de Ginecologia e Obstetrícia) e Médico Assistente na área de Ginecologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM/ UNICAMP)
CRM: 104.152
Matéria atualizada em: 08 de maio de 2020



