Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Tudo sobre menstruação: o que é, quantos dias dura, sintomas e muito mais

Tudo sobre menstruação: o que é, quantos dias dura, sintomas e muito mais

A menstruação não é nenhuma desconhecida entre as mulheres, mas mesmo assim ela ainda gera muitas dúvidas. A sua chegada marca o início do ciclo menstrual e é um dos processos mais importantes da vida reprodutiva feminina. Todos os meses, após a ovulação, o útero começa a se preparar para receber um embrião. Quando não acontece a fecundação, o tecido que reveste o útero internamente se desprende e é expelido pelo canal vaginal como menstruação. Não existe uma maneira correta de menstruar, cada pessoa pode ter características, como fluxo, duração e sintomas diferentes. O importante é procurar sempre conhecer o seu corpo e buscar um ginecologista quando sentir que algo não está normal. Para te ajudar a entender melhor sobre o período menstrual, o que é, como acontece e muito mais, nós reunimos tudo o você precisa saber sobre menstruação e a série de eventos que ocorrem no nosso organismo sem que você perceba. Confira:

 

O que é menstruação e como ela acontece 

 

O sistema reprodutor feminino é composto por dois ovários, duas trompas de falópio, útero, vagina e vulva.. Todos os meses, o corpo começa a se preparar para um possível gravidez a partir de uma série de alterações fisiológicas e oscilações hormonais. Os principais são a progesterona e o estrogênio, os dois hormônios sexuais, cada um com um função específica. Esse processo é conhecido como ciclo menstrual e acompanha as mulheres ao longo de toda a vida reprodutiva. 

 

O ciclo menstrual é marcado por 3 fases principais: a folicular, a ovulatória e a lútea. Na fase ovulatória, um dos ovários libera um óvulo para ser fecundado por um espermatozóide. É a ovulação que acontece quando as taxas de estrogênio estão em alta. Logo em seguida, o endométrio (parte interna do útero) começa fica mais espesso para receber o embrião. Nessa fase, quem aumenta seus níveis é a progesterona, pois sua função é justamente preparar o corpo para a gravidez.  Quando a fecundação não acontece, os hormônios caem e o endométrio começa a se romper sair em forma de sangramento. A menstruação nada mais é do que a descamação da parede internas do útero.

 

Veja também: Estrogênio e progesterona: Qual a função desses dois hormônios no ciclo menstrual 

 

 

A duração menstruação varia de uma mulher para outra

 

O período menstrual dura cerca de quatro a sete dias. A quantidade varia de mulher para mulher, dependendo de fatores como tipo de fluxo, uso de método contraceptivo, idade. No entanto, quando o sangramento persiste por mais tempo, é bom ficar em alerta. Menstruação prolongada pode ser sinal de alteração hormonal, miomas ou endometriose, quando o endométrio cresce para  fora do útero. 

A duração do ciclo menstrual também varia entre as mulheres. Um ciclo completo costuma durar 28 dias, podendo variar para mais ou menos. Porém, ciclos muito curtos, com menos de 21 dias, ou muito longos, com mais de 35 dias, precisam ser relatados ao ginecologista que acompanha a mulher. 

 

Cor, fluxo e textura: a menstruação não segue um padrão 

 

Você com certeza já percebeu que o fluxo menstrual varia bastante ao longo dos dias da menstruação. Ele pode ser leve, moderado ou intenso e apresentar variações de cor e textura. Nos três primeiros dias, é comum o sangramento ficar mais intenso, com um vermelho mais vivo e textura mais líquida. Em algumas mulheres, o sangue sai com um tom de vermelho mais escuro ou com a presença coágulos. Não existe um quantidade de fluxo ideal pois a menstruação é única para cada pessoa. 

 

Já no fim do período menstrual, o fluxo começa a ficar mais leve e com uma cor mais amarronzada, a chamada “menstruação borra de café”. A menstruação marrom é um sinal de que ela já está quase acabando. Ela assume essa cor porque o sangue está saindo mais lentamente, pois é apenas o resquício do que sobrou do endométrio. A menstruação rosa também não é rara de acontecer e não costuma significar problemas ginecológicos. Quando surge fora do período menstrual, ela pode significar o início da gravidez, quando o embrião está se fixando no útero. Esse processo também é conhecido como nidação. 

 

Veja também: Como identificar que meu fluxo menstrual não está normal e buscar tratamento

Menstruação: sintomas físicos e emocionais

 

O sintoma mais comum da menstruação é a cólica. Ela costuma aparecer logo no primeiro dia ou até mesmo antes do fluxo menstrual descer. A cólica ou dismenorreia é uma dor causada pelas contrações que o útero faz para expelir o fluxo menstrual. O movimento acaba dores espasmódicas no abdômen inferior, que dependendo da intensidade, irradiam para as pernas e região lombar. O período menstrual também pode influenciar o funcionamento do intestino. Por isso, algumas mulheres vão mais ao banheiro quando estão menstruadas. 

 

A TPM não acontece durante a menstruação, mas está diretamente relacionada à ela. Seus sintomas podem ser tanto físicos quanto emocionais e costumam  aparecer, em média, 3 a 10 dias antes do fluxo menstrual. Conheça abaixo os sintomas físicos e emocioanais:

 

Menstruação: sintomas físicos

 

- Dor de cabeça;

- Inchado das mamas;

- Surgimento de espinhas no rosto;

- Fadiga;

- Sensação de pernas pesadas e cansadas.

 

Menstruação: sintomas emocionais

 

- Mudanças comportamentais repentinas;

- Mau humor;

- Ansiedade;

- Irritabilidade;

- Sensibilidade;

- Alteração no apetite. 

 

Apesar de incômodos, esses sintomas costumam ir embora assim que a menstruação desce. 

 

Menstruação irregular ou regular: saiba a diferença entre elas

 

A menstruação pode ser classificada como regular e irregular. O período menstrual regular tem média de sangramento de 2 a 7 dias e uma certa  periodicidade. Isso significa que ela raramente atrasa e quase sempre é possível estimar quando chega. A menstruação irregular, por sua vez, tem intervalos mais longos ou mais curtos e pode durar mais de 7 dias. Por vezes, o fluxo pode ser mais intenso. Um dos grandes incômodos da menstruação irregular é a dificuldade de saber a data da próxima. 

 

É muito comum o sangramento irregular esporádico ser causado por estresse, ansiedade, depressão, atividades físicas intensas ou uso de alguns medicamentos. Mas, quando persiste por mais de um ciclo, a irregularidade pode estar associada a algum problema ginecológico. As causas mais comuns são alterações hormonais,  síndrome dos ovários policísticos, miomas, problemas na tireóide, até distúrbios de ovulação. 

 

Menarca: primeira menstruação da vida 

 

A primeira menstruação é chamada de menarca e acontece entre os 10 e 14 anos de idade. Ela marca o início da vida reprodutiva da menina e, a partir daquele momento, ela já pode ser mãe. O primeiro período menstrual geralmente tem um fluxo mais leve e escuro. Por isso, é normal quando a primeira menstruação desce marrom. Outra característica dos primeiros período menstruais é que eles costumam ser mais irregulares. Até dos anos após a chegada da menarca, o eixo hipotálamo-hipófise-ovário da adolescente ainda não está totalmente amadurecido. Se a irregularidade continuar mesmo depois desse período, é necessário ir ao  ginecologista. Distúrbios hormonais ou problemas ginecológicos atrapalham o funcionamento do ciclo menstrual. 

 

Higiene e troca de absorventes durante a menstruação

 

A higiene íntima é um dos cuidados mais importantes na rotina das mulheres, principalmente no período menstrual.  Ela não precisa ser feita o tempo todo, basta fazer a limpeza durante o banho com sabonetes íntimos e neutros, de preferência os em versão líquida e sem uso de esponja ou qualquer outro objeto. Evite lenços umedecidos, sabonetes com cheiro ou lavagens internas. O ideal é limpar apenas a vulva, como os pequenos e grandes lábios, virilha e dobrinhas. 

 

Além da limpeza, é importante ficar atenta com a troca de absorventes. O recomendável é trocá-los pelo menos a cada três ou quatro horas. Isso evita que a pele  fique em contato com o fluido menstrual por muito tempo e diminui as chances de proliferação de bactérias, infecções e alergias. Por isso, não fique tempo demais com o mesmo absorvente, mesmo que seu fluxo seja leve. 

SL_Arroba_turbante_Semprejunta

Symantic Display

  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    Endometriose: o que é, sintomas, tratamento e tudo o que você precisa saber sobre a doença
    Endometriose: o que é, sintomas, tratamento e tudo o que você precisa saber sobre a doença
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • VOCÊ SABIA?
    VOCÊ SABIA?
    8 filmes que falam sobre aceitação do corpo feminino: “Sexy Por Acidente”, “Pequena Miss Sunshine” e muito mais
    8 filmes que falam sobre aceitação do corpo feminino: “Sexy Por Acidente”, “Pequena Miss Sunshine” e muito mais
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • Menstruação
    Menstruação
    Menstruação: conheça mais sobre a fase folicular, momento do ciclo menstrual em que ocorre o sangramento
    Menstruação: conheça mais sobre a fase folicular, momento do ciclo menstrual em que ocorre o sangramento
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • Menstruação
    Menstruação
    Ovulação: tudo sobre a fase do ciclo menstrual em que a mulher está mais fértil
    Ovulação: tudo sobre a fase do ciclo menstrual em que a mulher está mais fértil
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • Menstruação
    Menstruação
    Menstruação: o que é, quando acontece e sintomas
    Menstruação: o que é, quando acontece e sintomas
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    É comum a vagina transpirar mais no verão? Confira dicas da ginecologista para cuidar da região íntima nos dias quentes
    É comum a vagina transpirar mais no verão? Confira dicas da ginecologista para cuidar da região íntima nos dias quentes
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • Menstruação
    Menstruação
    O ciclo menstrual é muito mais do que somente a menstruação
    O ciclo menstrual é muito mais do que somente a menstruação
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    Bartholinite: o que é, sintomas e como tratar
    Bartholinite: o que é, sintomas e como tratar
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    6 dúvidas sobre candidíase que toda mulher tem
    6 dúvidas sobre candidíase que toda mulher tem
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    Calcinha de algodão: entenda por que, no ponto de vista dos ginecologistas, ela é a mais indicada
    Calcinha de algodão: entenda por que, no ponto de vista dos ginecologistas, ela é a mais indicada
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • semprelivre_bottom1_dance_new

  • PODEROSAS
    Viajada: 7 dicas para quem quer viajar sozinha nessas férias!
    A gente sabe que as mulheres estão cada vez mais independentes, inclusive na hora de viaj..
  • PODEROSAS
    Férias em casa: 5 dicas de livros de autoras fortes para curtir o tempo livre
    Em meio a tantos best-sellers com protagonistas homens, existe um universo de autoras mulh..
  • PODEROSAS
    10 segredos para você se sentir mais confiante sem mudar o visual
    Às vezes tudo o que a gente precisa para se achar mais confiante é inserir pequenos háb..
  • PODEROSAS
    Girl power! Listamos 9 filmes para assistir com mulheres empoderadas como protagonistas
    Uma das melhores formas de descontrair e buscar se empoderar é conhecendo e se inspirando..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • VOCÊ SABIA?
    Clitóris: 10 coisas que toda mulher precisa saber sobre o órgão do prazer
    Se você ainda não sabe exatamente o que é o clitóris, a gente te explica agora. O pequeno...
    Clitóris: 10 coisas que toda mulher precisa saber sobre o órgão do prazer
  • SE CUIDA!
    Sintomas de DST: saiba quando é necessário fazer exames
    Conhecer os sintomas de DST (Doença Sexualmente Transmissível) é fundamental para buscar...
    Sintomas de DST: saiba quando é necessário fazer exames
  • Menstruação
    Como diminuir o fluxo intenso: ginecologista comenta possibilidades de tratamentos
    O fluxo menstrual intenso é caracterizado por uma menstruação que dura mais de 7 dias ou...
    Como diminuir o fluxo intenso: ginecologista comenta possibilidades de tratamentos
  • Menstruação
    Polimenorreia: o que é, causas e tratamentos
    A polimenorreia é o termo utilizado para descrever ciclos menstruais com duração inferior...
    Polimenorreia: o que é, causas e tratamentos
  • VER TODAS >