Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Tratamento para endometriose sem hormônio: veja quais são as opções

Tratamento para endometriose sem hormônio: veja quais são as opções

A endometriose é uma doença que costuma ser tratada com uso de medicação hormonal. Contudo, existem alternativas que visam controlar a doença por meio de terapias sem administração de hormônio. Embora sejam menos comuns, as opções de tratamento não hormonal da endometriose buscam aliviar os sintomas por meio de medicações moduladoras para a dor a base de substâncias analgésicas e anti-inflamatórias. Como vantagem, elas teriam menos efeitos colaterais e não interferem no ciclo menstrual da mulher.

 

Nós conversamos com o Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, para conhecer mais sobre as opções de tratamento para endometriose sem hormônio. 

 

 

Tratamento não hormonal da endometriose é indicado em casos específicos 

 

A endometriose é provocada pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste o útero internamente) para fora da cavidade uterina. De acordo com o Dr. Domingos, a doença pode causar uma série de sintomas, entre eles dores menstruais e na hora da relação sexual. “Além disso, o quadro pode provocar infertilidade, dificuldade para engravidar e risco para abortamento”, cita. 

 

Mesmo não tendo uma cura definitiva, é possível controlar os sintomas da endometriose por meio de tratamento específico. A terapia mais frequente é o uso de medicação hormonal, como a pílula anticoncepcional. No entanto, segundo o ginecologista, existem algumas formas de tratar e aliviar os incômodos gerados pela condição sem uso contínuo de hormônios. “A endometriose pode ser tratada de forma não medicamentosa por meio de suplementações que tenham ações anti-inflamatórias que diminuam as dores e os desconfortos”, comenta o médico. 

 

A maioria das medicações não hormonais indicadas para o tratamento da endometriose são analgésicos e anti-inflamatórios. Os exemplos mais conhecidos são ibuprofeno, naproxeno e acetaminofeno, muito utilizados em remédios receitados para aliviar a cólica e dores em geral. Entretanto, vale ressaltar que qualquer forma de tratamento para endometriose deve ser feita de forma individual e com orientação médica. 


 

 

Cirurgia pode ser alternativa não hormonal para tratamento da endometriose 

 

A cirurgia para tratar a endometriose é outra opção de tratamento não hormonal que costuma ser indicada em casos específicos. Ao contrário do que muita gente pensa, a intervenção cirúrgica não é exclusiva dos quadros graves da doença. O Dr. Domingos comenta que os procedimentos cirúrgicos costumam ser uma alternativa para quadros em que a paciente não responde bem ao uso de medicamentos e continua apresentar sintomas intensos. “A cirurgia é indicada não apenas devido a profundidade da patologia, mas também dos sintomas que a paciente manifesta. Muitas vezes nós temos mulheres que apresentam uma endometriose super discreta, mas que sentem muitas dores durante a relação sexual, prejudicando a qualidade de vida”, afirma. 

 

O procedimento cirúrgico da endometriose recebe o nome de laparoscopia. Seu objetivo é  remover o foco da endometriose e suas aderências e, para isso, são feitos três pequenos orifícios no abdômen. O Dr. Domingos explica que, embora a cirurgia consiga fazer a retirada do tecido crescido, ela não chega a ser considerada uma forma definitiva de cura.  “É difícil falar de cura da endometriose. Novos focos podem aparecer, mesmo quando é feita a cirurgia. Nós médicos gostamos de dizer que a endometriose tem um tratamento controlado que deve ser feito por toda a vida”, finaliza.  

 

 

Sintomas da endometriose podem ser aliviados com hábitos saudáveis 

 

O Dr. Domingos explica que mulheres com endometriose também devem considerar adotar hábitos mais saudáveis como forma de controlar a doença. “Sedentarismo, tabagismo, alimentação rica em conservantes prejudicam os sintomas da endometriose. Quanto mais saudável os hábitos de vida, menos a mulher tende a sofrer com a doença”, orienta o médico. 

 

Entre as atividades físicas mais benéficas para o controle da endometriose está a yoga. A prática ajuda no fortalecimento do assoalho pélvico, uma das principais áreas afetadas pela doença. Seus exercícios ainda relaxam a musculatura da região lombar e do abdômen. Já a  acupuntura auxilia no alívio dos sintomas da doença por meio de estímulos nervosos. O método consiste na aplicação de agulhas finas em pontos estratégicos do corpo a fim de promover a liberação de endorfina, reduzindo o fator inflamatório e aliviando o estresse. 

 

Mesmo com tantos benefícios, adotar uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas visam aliviar as dores provenientes da endometriose, mas não são capazes de curar a doença. Por essa razão, não chegam a ser consideradas uma forma de tratamento. 

 
 

Este artigo contém a colaboração do especialista: 

Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra 

CRM-SP 107.997 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • PRIMEIRA VEZ
    Medo de ir ao ginecologista? Não precisa! Saiba o que esperar de uma primeira consulta
    A primeira ida ao ginecologista gera um certo receio em muitas garotas, mas não há motiv..
  • PRIMEIRA VEZ
    1º dia de aula na faculdade: a blogueira Natalia Salvador contou como encarou o medo e deu dicas de como lidar com essa mudança
    Uma das maiores mudanças do início da nossa vida adulta é a entrada para a universidade..
  • PRIMEIRA VEZ
    5 coisas que ninguém te contou sobre sua primeira menstruação
    A primeira menstruação acontece de forma inesperada, já que, na maioria das vezes a gen..
  • PRIMEIRA VEZ
    Intercâmbio: blogueira Paola Piola conta sobre a 1ª vez que lidou com a independência em outro país
    Fazer intercâmbio é o sonho de muitas adolescentes, principalmente depois dos 18 anos, q..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
    Você sabia que mudar anticoncepcional pode atrasar a menstruação ou até mesmo provocar...
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
  • Menstruação
    Candidíase atrasa a menstruação?
    Muitas mulheres têm dúvidas se a candidíase atrasa a menstruação. A infecção fúngica,...
    Candidíase atrasa a menstruação?
  • Menstruação
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
    Muitas mulheres acreditam que o uso de antibiótico atrasa a menstruação. Isso porque...
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • VER TODAS >