Transvaginal: tudo o que você precisa saber sobre o exame ginecológico
Transvaginal: tudo o que você precisa saber sobre o exame ginecológico
PRODUTO Relacionado

A transvaginal visualiza órgãos internos e identifica alterações
Em uma transvaginal, o médico consegue avaliar com mais nitidez qualquer problema na região íntima da mulher, dos mais simples, como miomas ou cistos, aos mais sérios, como endometriose ou câncer de colo de útero. O exame é feito sempre em uma clínica ou laboratório e por um médico especialista. Algumas mulheres têm receio do exame exatamente pela forma como ele é feito. Como o objetivo é avaliar órgão internos, uma sonda é introduzida no interior da vagina da paciente. Mas não precisa ficar nervosa! O procedimento em si é rápido e não causa dor. Aliás, o aparelho utilizado pelo médico é revestido por uma camisinha e um lubrificante.
Como se preparar para o exame transvaginal
Não é necessário ficar preocupada com nenhum preparo específico antes do exame. O aconselhável é fazer uma boa higiene e não utilizar roupas muito apertadas ou que sejam difíceis de retirar. Se mulher pode ou não ter relações sexuais antes de fazer a transvaginal não chega a ser um consenso entre os médicos. Por isso, pergunte ao seu ginecologista qual a recomendação dele sobre como você pode se preparar para o exame.
Transvaginal é indicada para todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual
A ultrassonografia transvaginal deve ser feita em mulheres que já tenham uma vida sexual ativa, independente da idade. Nas virgens, ele não é indicado justamente por ser introduzido no canal vaginal. Nesse caso, os ginecologistas indicam outro tipo de exame, no caso a ultrasonografía pélvica. Portanto, não deixe de dizer ao ginecologista caso seja virgem.
Posso fazer ultrassonografia transvaginal quando estiver menstruada?
Não há contra indicação de realizar o exame quando a mulher está menstruada, mas a maioria prefere fazer antes do sangramento ou esperar a menstruação acabar. Um dos motivos está no incômodo que pode ser maior, já que naqueles dias a região da vagina fica mais sensível.
PRODUTOS Relacionado




