Transpiração na região íntima: como conter o desconforto?
Transpiração na região íntima: como conter o desconforto?
Por que há transpiração na vagina?
A transpiração acontece por conta das glândulas sudoríparas, que tem duas principais funções: a de eliminar algumas toxinas e de regular o calor do corpo. “Quando está quente, o corpo transpira para perder calor e regular a temperatura corporal, para que fique abaixo de 37º”, explica o especialista. Quando praticamos algum exercício físico ou estamos sob estresse, a temperatura aumenta e assim o suor vem aparecendo.
Essas glândulas estão mais concentradas na axila, mas elas são espalhadas por todo o nosso organismo. “A pele que recobre a vulva, o períneo, o ânus e as nádegas, possuem glândulas sudoríparas assim como toda a pele do nosso corpo”, completa ele. Dessa forma, seria mais que natural se houvesse qualquer transpiração na região íntima.
É possível conter a transpiração?
Não. A transpiração acontece sempre que a temperatura do corpo está muito alta, além de situações de excitação, estresse e tensão. Mas ela não pode ser controlada, apenas tratada, se for necessário. O especialista ainda fala que existe uma condição, chamada hiperidrose, caracterizada pelo suor excessivo, mas não é comum que ela aconteça na área íntima. Vale lembrar que o desodorante é feito para uso nas axilas e em mais nenhuma parte do corpo que não especificada pelo produto. Usá-lo na região íntima pode ser prejudicial à saúde da menina, já que o tipo de pele ali é outro, sendo bem mais sensível.
Suor excessivo precisa de tratamento
Dependendo da causa, a transpiração em excesso pode precisar de um tratamento. Existe uma cirurgia que consegue diminuir os efeitos das glândulas sudoríparas. “Apenas em casos extremos, pode-se fazer uma cirurgia denominada simpatectomia seletiva para reduzir o estímulo adrenérgico nas mãos e nos pés, com a finalidade de conter o quadro”, acrescenta. Mas, é uma cirurgia de último caso que não serve para a região íntima.
Dr. Marcos também explica que alguns problemas de saúde, como sobrepeso e ansiedade envolvem procedimentos com outros especialistas. “Pessoas com sobrepeso ou obesas transpiram mais porque a camada de gordura abaixo da pele, se em excesso, serve como isolante térmico, aumentando a temperatura corporal. A transpiração ocorre para perder esse calor excessivo”, explica. Nesses casos, o nutricionista é o profissional mais indicado. Pacientes com ansiedade também sofrem disso, já que o sistema nervoso funciona mais intensamente. Para tratar as causas da ansiedade, é preciso de um acompanhamento psicológico.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dr. Marcos Wengrover Rosa, MD, PhD.
Chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento
CRM 12346



