Transar menstruada engravida? Um guia completo para tirar todas as suas dúvidas
Transar menstruada engravida? Um guia completo para tirar todas as suas dúvidas
PRODUTO Relacionado

Transar menstruada engravida? Veja quais são as chances
Antes de saber sobre a possibilidade de engravidar menstruada, é importante esclarecer o que, de fato, é a menstruação. Todos os meses, o corpo feminino se prepara para uma possível gravidez. Esse processo é o que conhecemos como ciclo menstrual, que começa com a chegada da menstruação e termina com o início da próxima. No meio do ciclo acontece a ovulação, quando um dos ovários libera um óvulo para ser fecundado. Esse é o momento em que a mulher tem mais chances de ficar grávida. Enquanto isso, o endométrio, parede interna do útero, começa a fica mais espesso para acolher o embrião. Quando a mulher não fica grávida, o óvulo se desintegra e o endométrio começa a descamar e sair em forma de fluxo menstrual. Por isso, a menstruação é a principal confirmação de que uma mulher não está grávida.
Após essa explicação, fica muito mais fácil entender porque a chance de engravidar durante a menstruação é muito pequena. A descamação do endométrio torna o útero um ambiente muito hostil para um embrião. Outra justificativa é que a fecundação só acontece após a ovulação e o período menstrual acontece bem antes.
Mulheres com ciclo menstrual curto têm mais chances de engravidar se transarem menstruadas
Mesmo com pouco risco, ter relações sexuais menstruada pode resultar em uma gravidez. A maioria das vezes acontece em mulheres com ciclos menstruais curtos, com menos de 24 dias, pois a ovulação costuma acontecer mais cedo. Se considerarmos que o espermatozóide consegue ficar até 5 dias vivo dentro do corpo da mulher sem perder a fertilidade, é possível ficar grávida mesmo antes da ovulação. Mas para isso, é preciso que a relação tenha acontecido bem já no final do período menstrual, quando o fluxo é bem mais leve.
Além da antecipação da ovulação, alguns sangramentos de escape acabam sendo confundidos com menstruação. Isso faz com que muitas mulheres se sintam mais seguras de transar sem proteção pois acreditam que não vão engravidar. Além disso, durante o período fértil, algumas alterações hormonais podem causar pequenos escapes. A melhor forma de ter certeza em qual fase do ciclo você se encontra é sempre montar um calendário menstrual.
Transar menstruada e sem camisinha aumenta os riscos de contrair DST
As poucas chances de transar menstruada e engravidar não anulam a importância de usar camisinha. Uma gravidez indesejada não é a única consequência do sexo sem proteção e a contaminação por DSTs pode acontecer em qualquer fase do ciclo menstrual. Aliás, o período menstrual deixa a vagina mais suscetível a agentes infecciosos, pois o sangramento facilita o contágio e a transmissão de doenças além de deixar o pH vaginal menos ácido. Nunca dispense o uso do preservativo e procure manter os seus exames sempre em dia.
PRODUTOS Relacionado




