Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

TPM ou gravidez? 8 sintomas que podem causar confusão

TPM ou gravidez? 8 sintomas que podem causar confusão

Alguns sintomas de TPM ou gravidez são parecidos e podem confundir muitas mulheres - principalmente, aquelas que não fazem uso de nenhum método contraceptivo. A cólica e sensibilidade mamária, por exemplo, podem acontecer em ambas as situações (gravidez ou menstruação chegando). Para diferenciar os contextos, é importante observar em que momento do ciclo menstrual os sintomas aparecem e por quanto tempo vão persistir.

 

Gravidez ou TPM: veja 8 sintomas em comum!

 

  1. Seios inchados e doloridos

 

A sensibilidade mamária é um incômodo comum da TPM, que tende a desaparecer com a chegada da menstruação. Mas, também está entre os sintomas de gravidez antes do atraso menstrual. Nas duas primeiras semanas de gestação, é bastante comum notar as aréolas mais escuras e os seios doloridos e inchados.  

 

  1. Sonolência

 

Sentir mais sono do que o habitual é outro sinal de gravidez que também pode acontecer com algumas mulheres durante a TPM. A principal diferença está na duração do sintoma: no caso da Tensão Pré-Menstrual, a sonolência diminui alguns dias antes da menstruação descer. Já na gravidez, ela costuma persistir durante os três primeiros meses de gestação.

 

  1. Alterações de humor

 

As variações hormonais características da gravidez costumam deixar as mulheres mais sensíveis e à flor da pele, chorando com facilidade. Enquanto isso, durante a TPM, as alterações de humor são mais diversas. Você pode sentir tristeza, irritabilidade e até mesmo depressão. 

 

  1. Cólica

 

Cólica: gravidez ou TPM? Pode ser os dois! Pouca gente sabe, mas a dor de cólica também é um dos sintomas de gravidez. Quando é assim, o incômodo costuma ser moderado e pode durar até algumas semanas. Se tratando da cólica menstrual, geralmente, a mulher já está habituada ao padrão da dor - o que inclui a intensidade e o período do mês em que acontece.

 

  1. Enjôo

 

O enjôo é popularmente conhecido como um sintoma de gravidez e, nesses casos, costuma acontecer pelo período da manhã, logo depois de acordar. Mas, antes de se precipitar, saiba que a náusea também pode ser sentida durante o período pré-menstrual. Esse sintoma de TPM não é comum em todas as mulheres, mas pode, sim, ocorrer. 

 

  1. Dor de cabeça

 

Se tratando da dor de cabeça, TPM ou gravidez são possíveis justificativas. Algumas mulheres sofrem com dores de cabeça antes da menstruação desde o primeiro ciclo menstrual, enquanto outras desenvolvem o sintoma ao longo da vida. Já no caso da gravidez, a dor de cabeça é mais comum durante os três primeiros meses de gestação.

 

  1. Barriga inchada

 

Ao notar um volume maior na região abdominal, algumas mulheres podem acabar se perguntando: “barriga inchada: gravidez ou TPM?”. Se esse é o seu caso, saiba que a dúvida faz sentido. Realmente, o inchaço na barriga pode representar tanto a gravidez, quanto a Tensão Pré-Menstrual.

 

A barriga inchada na TPM está associada à retenção de líquido, que é bastante comum na Tensão Pré-Menstrual. O sintoma pode começar cerca de uma semana antes da menstruação descer e persistir até meados do período menstrual. 

 

Em mulheres grávidas, a barriga inchada (bem na parte inferior do abdômen) pode ser observada no estágio inicial da gestação. É um sinal de que o endométrio (camada interna do útero) não foi eliminado em forma de menstruação.

 

  1. Dor nas pernas

 

E a dor nas pernas: TPM ou gravidez? A dor nas pernas durante a TPM pode ser um reflexo da cólica menstrual (proveniente das contrações do útero para expelir a menstruação). Já na gravidez, o sintoma é ainda mais comum - principalmente, no início da gestação - e está associado aos altos níveis de estrogênio e progesterona, o que causa uma dilatação nas veias da perna e um aumento no volume de sangue no local. 

 

Gravidez ou TPM: como diferenciar?

 

Tendo em mente que os sintomas de TPM e gravidez podem, sim, ser bastante confusos, é importante avaliar outros fatores para entender o que está acontecendo. A principal dica é observar o momento do mês em que os sintomas aparecem e por quanto tempo eles vão persistir. A TPM começa cerca de 5 a 10 dias antes da menstruação e costuma terminar com o início ou o fim do período menstrual.

Agora, se os sintomas mencionados coincidirem com o atraso da menstruação, as chances de uma gravidez são maiores. Na dúvida, procure fazer um teste de gravidez de farmácia ou um

exame de sangue. 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >