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TPM na quarentena: seus sintomas estão mais intensos? Saiba o que fazer!

TPM na quarentena: seus sintomas estão mais intensos? Saiba o que fazer!

A sigla TPM significa Tensão Pré-Menstrual e é usada para descrever um conjunto de sintomas associados às alterações hormonais características do período pré-menstrual (que se inicia cerca de 10 dias antes da menstruação descer). Os sintomas de TPM mais conhecidos são: cólica menstrual, dores de cabeça, retenção de líquido, oscilações de humor e irritabilidade. Porém, o quadro varia de acordo com o organismo e pode, inclusive, persistir durante todo o período menstrual. Em meio ao isolamento social e a pandemia do coronavírus, muitas mulheres têm se queixado de uma piora nesses incômodos. Isso se dá, principalmente, devido ao estresse e à tensão da quarentena, que podem interferir na produção hormonal feminina e intensificar os desconfortos do ciclo menstrual.

 

Veja também: O que é TPM e como amenizar seus sintomas?

 

Pensando nisso, o Só Delas reuniu 3 dicas que podem te ajudar a amenizar os sintomas mais intensos da TPM na quarentena. Confira:

 

  1. Converse com seu ginecologista

 

É importante observar as manifestações do seu corpo durante a TPM e o período menstrual e informar ao(a) ginecologista durante a consulta. Após uma avaliação individualizada, que inclui uma análise do seu histórico e do seu estado de saúde física e mental, o(a) profissional poderá te dar dicas ou até mesmo prescrever medicamentos e/ou práticas que vão te ajudar a passar com mais tranquilidade por esse momento do mês. 

 

  1. Invista em cuidados específicos na TPM

 

Durante a TPM e a menstruação, é importante redobrar a atenção com os seus hábitos alimentares. Evite alimentos ultraprocessados e embutidos, ricos em sódio, gordura e açúcar. Esses ingredientes são conhecidos por piorar os sintomas da TPM e, especialmente em meio à tensão da quarentena, devem ser evitados em excesso. 

 

Dê preferência a uma dieta balanceada, com fontes de magnésio (banana, abacate, aveia), ômega 3 (salmão, atum, linhaça, chia) e triptofano (aveia, grão-de-bico, amêndoa), que estimula a produção de serotonina - o hormônio da felicidade.

 

Além disso, certifique-se de beber, no mínimo, 2 litros de água por dia e praticar exercícios físicos com regularidade. Nesse período do ciclo, vale substituir as atividades mais pesadas, como a musculação, por modalidades mais leves, relaxantes e prazerosas, como o yoga e exercícios aeróbicos (corrida, bike, entre outros). 

 

Consumir chá para TPM também é uma boa alternativa. O chá de camomila, o chá de gengibre e o chá de calêndula são algumas das opções. E por último, mas não menos importante: não se esqueça da sua saúde mental. A meditação e/ou um acompanhamento profissional com terapeuta são grandes aliados. 

 

  1. Tente manter um estilo de vida saudável ao longo de todo o mês

 

Sabe esses hábitos indicados acima? Então, o ideal é manter o estilo de vida saudável em todos os momentos do mês, não somente durante a TPM e a menstruação. Se alimente bem, pratique exercícios, beba bastante água e, é claro, gerencie sua saúde mental da melhor forma que conseguir. O estresse e a ansiedade são inimigos do nosso corpo e devem ser evitados ao máximo.

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