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TPM: mitos e verdades sobre a tensão pré-menstrual

TPM: mitos e verdades sobre a tensão pré-menstrual

TPM significa Tensão Pré-Menstrual e, como o próprio nome sugere, é um distúrbio característico dos dias que antecedem a menstruação. Os sintomas da TPM incluem desconfortos físicos, como cólica menstrual, sensibilidade mamária e dor de cabeça, e alterações psíquicas, como irritabilidade, ansiedade e depressão. A TPM costuma acontecer entre 5 a 15 dias antes da menstruação. Porém, esta previsão pode variar para cada mulher.

 

Confira a seguir alguns mitos e verdades que podem te ajudar a saber mais detalhes sobre a TPM: o que é, quanto tempo dura, quais são as restrições deste período e por aí vai!

 

1. Quem toma anticoncepcional tem TPM

 

Verdade. Mulheres que utilizam a pílula anticoncepcional têm TPM, sim. Durante a pausa do anticoncepcional, o organismo feminino para de receber os hormônios fornecidos pelo medicamento ao longo do mês. Graças a essa queda hormonal abrupta, os sintomas típicos da TPM podem ocorrer, embora sejam mais amenos. 

 

O mesmo efeito acontece com alguns anticoncepcionais de uso contínuo, que, embora sejam tomados sem pausa, podem ter alguns comprimidos de placebo (ou seja, sem hormônios ativos) no final da cartela. Nestes casos, a mulher também passará pela ausência hormonal nos dias em que ingerir os comprimidos de placebo e, portanto, poderá desenvolver a TPM.

 

Ainda que o método contraceptivo não impeça a TPM, a pílula anticoncepcional pode ajudar a reduzir alguns sintomas da Tensão Pré-Menstrual, principalmente os desconfortos físicos como a cólica menstrual. A reação do organismo à pílula anticoncepcional varia para cada mulher. Portanto, o mais indicado é discutir as suas necessidades com o(a) ginecologista. 

 

Veja também: TPM: anticoncepcional pode melhorar os efeitos da Tensão Pré-Menstrual

 

2. Não pode fazer exercícios de TPM

 

Mito. Os exercícios físicos ajudam a reduzir os sintomas da TPM e, portanto, são super indicados nesta época do mês. Praticar atividades físicas libera substâncias como a endorfina e a serotonina, que estão diretamente ligadas às sensações de bem-estar e relaxamento do corpo. 

 

Mas não para por aí! Ainda podemos acrescentar outras vantagens de movimentar o corpo durante os dias que antecedem a menstruação. De forma geral, as atividades físicas melhoram todo o metabolismo do corpo. Práticas específicas, como o yoga, por exemplo, alongam e fortalecem os músculos da região pélvica e podem ajudar bastante a aliviar as cólicas menstruais. Dito isto, só resta escolher um esporte ou exercício preferido e dar risada na cara da TPM! 

 

3. Chá para TPM funciona 

 

Verdade. Alguns ingredientes naturais realmente têm a capacidade de amenizar os sintomas da TPM. É claro que este efeito pode variar de acordo com o organismo, mas, de fato, determinadas receitas de chá para TPM funcionam. É o caso do chá de camomila, que tem propriedades anti-inflamatórias e pode reduzir os espasmos uterinos, relaxando o útero e diminuindo a cólica menstrual. O chá de gengibre também apresenta ação analgésica e é capaz de aliviar os desconfortos pélvicos característicos da TPM. 

 

Outras sugestões de chá para TPM incluem: chá de orégano, chá de calêndula, chá de hortelã e por aí vai. A lista é extensa! Vale ressaltar que essa solução natural não é indicada para mulheres que sofrem muito intensamente com os sintomas da TPM. Nestes casos, é aconselhável consulta um(a) ginecologista.  

 

Veja também: 4 chás que ajudam a aliviar a cólica menstrual e outros efeitos da TPM

 

4. A TPM dura quase o mês inteiro 

 

Mito. Não há como afirmar exatamente quanto tempo dura a TPM, no entanto, uma coisa é certa: ela não dura o mês inteiro. O prazo da TPM varia de acordo com o organismo, podendo começar mais cedo em algumas mulheres e mais tarde em outras. Ou seja, para saber quando começa a TPM, é preciso avaliar o padrão menstrual da mulher. 

 

No geral, a TPM se inicia entre 5 a 15 dias antes da menstruação. Contudo, em alguns casos, os sintomas também podem aparecer apenas na véspera do período menstrual. De qualquer forma, o normal é que a TPM acabe junto com a chegada da menstruação ou, no máximo, até o fim do período menstrual. 

 

5. Toda mulher tem TPM

 

Verdade. A reviravolta hormonal que antecede a menstruação acontece com todas as mulheres em idade fértil. Algumas mulheres podem ser mais ou menos sensíveis às alterações hormonais e, por essa razão, a intensidade dos sintomas da TPM varia muito. 

 

6. A TPM é igual para todas

 

Mito. A TPM pode se manifestar de diversas formas diferentes para cada mulher e de acordo com a resposta de seu organismo. Já foram descobertos mais de 150 sintomas da TPM, incluindo a cólica menstrual, sensibilidade mamária, retenção de líquidos, oscilações de humor, indisposição, dor nas costas, compulsão alimentar e mais. Os sinais da TPM são tantos que foi preciso categorizar a Tensão Pré-Menstrual em vários tipos. 

 

Os 5 tipos de TPM (e seus respectivos sintomas) são: 

 

  • Tipo A: ansiedade, alterações de humor, insônia, tensão, irritabilidade e falta de atenção;

  • Tipo C: compulsão alimentar e dores de cabeça;

  • Tipo D: depressão, tristeza, baixa autoestima, lapsos de memória e baixa concentração;

  • Tipo H: retenção de líquidos, mãos e pés inchados, inchaço na região abdominal e sensibilidade mamária;

  • Tipo O: alterações intestinais (prisão de ventre ou diarreia), calor repentino, suor frio, pele oleosa, acne, cólica e dificuldade respiratória;    

 

Veja também: Classificações da TPM: infográfico mostra os diferentes tipos de Tensão Pré-Menstrual 

 

7. Sal em excesso piora os sintomas da TPM 

 

Verdade. Alguns alimentos, quando consumidos em excesso, podem piorar os sintomas da TPM. Em especial, receitas e ingredientes ricos em sal e gordura, que favorecem a retenção de líquidos e o consequente inchaço no corpo da mulher. Além disso, a gordura saturada ainda pode aumentar os níveis de estrogênio no organismo, o que também intensifica os efeitos da Tensão Pré-Menstrual. Outra dica é evitar o consumo excessivo de café e álcool. Esses ingredientes desidratam o corpo e, em casos de exagero, também podem piorar a TPM. 

 

Veja também: Alimentação na TPM: 4 alimentos que podem piorar a cólica menstrual

 

8. Não pode comer chocolate na TPM

 

Mito. Pode comer chocolate na TPM, desde que não ocorra exagero. Durante a TPM, é comum as mulheres sentirem mais vontade de consumir doces. Isso acontece porque, antes da menstruação, os níveis de magnésio no organismo sofrem uma queda. Como resultado, o corpo sente a necessidade de repor essa deficiência e passa a buscar o mineral através de outras fontes. O chocolate, com moderação, é uma delas. Além disso, comer chocolate também provoca um aumento de serotonina e, consequentemente, provoca sensação de prazer e felicidade na TPM, mesmo que por um curto tempo. 


Veja também: 5 alimentos que ajudam a combater os sintomas da TPM

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