Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

TPM masculina existe?

TPM masculina existe?

TPM masculina existe? Para as mulheres, o período conhecido como Tensão Pré-Menstrual é um indicativo de que os hormônios estão trabalhando para a menstruação chegar em breve. Para os homens, no entanto, ter sintomas de “TPM” normalmente é sinal de que algo não vai bem no funcionamento do organismo. A Síndrome do Homem Irritável (SHI) é como se chama a TPM do público masculino. Ela pode acontecer com homens de qualquer idade, em qualquer época do mês, e normalmente envolve episódios de alto nível de estresse, baixo interesse sexual, mudanças bruscas de humor, cansaço excessivo e problemas de memória. Para entender SHI, confira as informações a seguir.

 

A baixa da testosterona é a causa da “TPM” masculina

 

Diferente da feminina, a TPM masculina não está associada à alterações hormonais que acontecem todos os meses. Nesse caso, a SHI acontece por conta de uma queda da testosterona, o principal hormônio dos homens. A função desse hormônio para eles é desenvolver, na puberdade, as características físicas masculinas e, depois disso, influenciar o comportamento, a disposição e o desempenho sexual.

 

Essa queda hormonal pode acontecer em qualquer época, mas alguns fatores podem influenciar esse comportamento. Segundo os especialistas, período traumáticos de estresse ou obesidade, bronquite e problemas cardíacos são os principais problemas relacionados à queda da testosterona.

 

7 sintomas da síndrome do homem irritável

 

Todos os sintomas da TPM masculina são diretamente ligados ao cansaço que a falta de testosterona provoca. Normalmente, os sinais da síndrome aparecem juntos, caso apareçam individualmente, o problema pode ser outro. Para identificar se seu pai, marido ou namorado está passando por isso, fique ligada em sete comportamentos:

 

1) Baixo interesse sexual: esse é um dos primeiros sintomas da TPM masculina. A falta de ereções matinais, quando há uma ereção do pênis involuntariamente ao acordar, também é um indicativo.

 

2) Cansaço excessivo: a testosterona está diretamente ligada à produção da energia e melhora na disposição. Por isso, sentir-se cansado por muito tempo pode ser um sintoma da SHI.

 

3) Problemas na memória: por conta da atuação do hormônio no sistema nervoso, o homem que está passando por uma “TPM” tem dificuldade em se manter concentrado e na memorização.

 

4) Mudanças de humor: alguns estudos mostram como a depressão nos homens também está ligada à diminuição nos níveis de testosterona. Por isso, é comum que o paciente tenha alterações no humor.

 

5) Acúmulo de gordura: em uma TPM masculina, o paciente passa por momentos de perda da massa muscular e massa óssea, o que consequentemente resulta em um acúmulo de gordura na região abdominal.

 

6) Baixo crescimento de pelos: em adolescentes, os baixos níveis de testosterona são imediatamente percebidos pelo falta de crescimento de pelos em algumas regiões do corpo, já que o crescimento dos fios está ligado à produção do hormônio.

 

7) Problemas para dormir: a TPM masculina pode deixar o sono prejudicado à medida que causa agitação durante a noite e insônia, fazendo com que o homem se sinta menos relaxado.

 

Estilo de vida pode diminuir a "TPM" masculina

 

Se todos os sintomas estiverem presentes na rotina do seu companheiro, é indicado buscar uma consulta com um endocrinologista ou urologista. Depois de diagnosticada o problema ou a deficiência da testosterona, o médico pode recomendar tratamentos que envolvem terapia hormonal por meio de comprimidos ou injeções. Além disso, uma melhora no estilo de vida também pode ajudar na hora de tratar a SHI, com constante prática de exercícios físicos, boas noites de sono e alimentação equilibrada. Com essas pequenas mudanças de comportamento é possível controlar os sintomas e aumentar os níveis do hormônio.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
    A assadura na virilha feminina pode coçar, arder, causar feridas na pele da região e...
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
  • SE CUIDA!
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
    A pílula do dia seguinte é um método de emergência que só deve ser utilizado em casos...
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
  • Menstruação
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
    Você sabia que, assim como a TPM (Tensão Pré-Menstrual), o período fértil também provoca...
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
  • SE CUIDA!
    O que pode causar escape menstrual?
    É normal ter escape menstrual em circunstâncias específicas, como quando a mulher é...
    O que pode causar escape menstrual?
  • VER TODAS >