Tomar anticoncepcional vai mudar meu corpo?
Tomar anticoncepcional vai mudar meu corpo?
Quando começar a tomar a pílula anticoncepcional?
Não existe uma idade exata para a mulher começar a tomar o anticoncepcional. Quando uma adolescente ovula e, consequentemente, menstrua, ela passa a ser candidata ao uso de um contraceptivo hormonal. "A partir do momento em que a menina tem a primeira menstruação, acaba a puberdade e as mudanças mais importantes no corpo dela se interrompem", explica Carolina, ressaltando que não é preciso, obrigatoriamente, estar com o corpo todo formado para começar a tomar a pílula. "Até os 18 anos ela pode crescer mais um pouco e as mamas se modificarem discretamente, mas apenas isto", diz.
O corpo vai mudar?
Uma das grandes dúvidas é se o anticoncepcional engorda ou modifica as medidas. De acordo com a ginecologista, não. "Com as pílulas modernas, as mulheres podem ficar tranquilas em relação ao ganho de peso ligado ao medicamento", garante. Entre essas pílulas mais modernas estão as de baixa dosagem hormonal, e que por isso acaba proporcionando poucos efeitos colaterais em comparação à formulações mais antigas. "Hoje as pílulas são muito seguras. O efeito mais comum em quem começa a tomar é o sangramento de escape, um sangramento de cor de borra de café nos primeiros meses, mas que geralmente melhora sozinho. Ele é apenas uma adaptação e não significa que o anticoncepcional não está fazendo efeito", ressalta a médica. Outros efeitos menos frequentes podem ser dor nas mamas, enjoo, dor de cabeça e alterações de humor.
Mudanças internas também são percebidas
Como corpo não é só o lado de fora, internamente também é importante saber as mudanças possíveis. "A mulher terá a ovulação suprimida, a menstruação pode diminuir o fluxo, a pele pode se tornar menos oleosa, mas a pílula não modifica o corpo da mulher para sempre", completa Carolina.
Este artigo tem a contribuição da especialista:
Dra. Carolina Ambrogini - Ginecologista e Obstetra
CRM: 102706-SP
https://www.carolinaambrogini.com.br/



