Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Toda mulher tem ovulação? Tiramos a dúvida com uma ginecologista!

Toda mulher tem ovulação? Tiramos a dúvida com uma ginecologista!

Não são todas as mulheres que conseguem ovular de forma regular todo mês. De acordo com a ginecologista Andréia Gozzi, a principal causa de anovulação em idade reprodutiva é a Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), um distúrbio hormonal que causa um aumento da produção de hormônios masculinos, como a testosterona. Seus principais sintomas são o aumento da oleosidade da pele, surgimento de acne, irregularidade menstrual (levanto até à ausência de fluxo em alguns casos), excesso de pelo em áreas mais comuns aos homens, queda de cabelo e dificuldade para emagrecer.

 

A SOP não é considerada uma doença e, sim, um síndrome com tratamentos direcionados aos sintomas. Além dela, problemas na glândula tireoide, diabetes, distúrbios alimentares, estresse e excesso de atividade física também podem causar ausência de ovulação. 

 

Ovulação: o que é e quando acontece

 

A ovulação acontece na metade do ciclo menstrual, durante a fase ovulatória. Nos ciclos regulares de 28, ela costuma acontecer 14° dia após a chegada da menstruação. É no período ovulatório que o útero libera o óvulo, célula sexual feminina, que ao ser fecundado por um espermatozoide dará origem a um embrião. “Quando ocorre a gravidez, ele é fecundado, e quando não ocorre ele é eliminado junto com a menstruação”, explica a Dra. Andréia Gozzi. 

 

O período ovulatório é o momento mais fértil do ciclo menstrual e dura cerca de 7 dias. Isso porque mesmo que o óvulo tenha um tempo de vida de 24 horas, um espermatozoide consegue sobreviver até 5 dias dentro do corpo da mulher. Por isso, os 5 dias anteriores a ovulação também são considerados dias férteis. 

 

Depois do período ovulatório começa a fase lútea do ciclo, com duração média de 14 dias. É nessa fase que a progesterona alcança um pico e os sintomas da TPM começam a aparecer. Poucos dias antes do início do período menstrual, a progesterona começa a cair e atinge as taxas mais baixas do ciclo, assim como o estrogênio.  “Nesta queda hormonal é que ocorre a menstruação, portanto 14 dias após a ovulação”, esclarece a médica.

 

Veja quais são as possíveis causas para a ausência de ovulação

 

Problemas na ovulação não são apenas causados pela Síndrome do ovário policístico. A diabetes, por exemplo, quando se encontra com altos níveis de glicemia pode levar a um quadro de anovulação crônica por conta do aumento de açúcar no sangue. Já disfunções na glândula tireoide como o hipertireoidismo e hipotireoidismo podem prejudicar a atividade ovariana, entre elas a produção dos hormônios sexuais femininos (estrogênio e progesterona) e a maturação dos óvulos. 

 

Por outro lado, atividades físicas sempre foram vistas como positivas para a qualidade de vida e fertilidade, mas em excesso também podem prejudicar a ovulação. Isso porque praticar exercícios durante muito tempo e com alta intensidade leva a queima dos estoques de gordura no corpo. Até esse ponto, não parece nenhum problema sério, mas a questão é que a gordura corporal ajuda a regular as atividades metabólicas do organismo, entre elas a produção hormonal. Como o ciclo menstrual é todo regulado pela atuação dos hormônios, qualquer alteração pode levar ao bloqueio da ovulação. 

 

Por fim, o estresse é outra possível causa para ciclos anovulatórios. A liberação de cortisol afeta o hipotálamo, glândula que regula a atuação dos ovários na produção dos óvulos, e pode levar a quadros de falta de ovulação e até ausência de menstruação. 

 

É possível menstruar sem ovular?

 

A menstruação está diretamente ligada à ovulação. Assim que a liberação do óvulo acontece, o endométrio, parede interna do útero, começa a ficar mais espessa para acolher o embrião. Quando a fecundação não acontece, o endométrio descama e sai como fluxo menstrual. Em algumas situações, é possível menstruar mesmo sem ovular. Esses casos são denominados ciclos anovulatórios e nem sempre estão relacionados a alterações hormonais. Uma mulher pode ter a produção hormonal regular durante todo o ciclo, mas por algum motivo, o óvulo não amadureceu o suficiente e não foi liberado. Assim, a menstruação desce normalmente, mesmo sem ovulação. 

 

Os ciclos anovulatórios podem ocorrer em qualquer época da vida. Eles são mais comuns durante a adolescência e depois na perimenopausa, que marca o fim da reprodutividade feminina e precede a menopausa. Segundo a médica, existe uma patologia que chamamos de "sangramento disfuncional anovulatório", mais comum nestas duas fases da vida: “A paciente apresenta um sangramento, mas ele não é cíclico e não podemos chamar de menstruação, pois não há uma descamação do endométrio”, explica.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Andréia Gozzi, ginecologista do Instituto Lerner
CRM: 153790

 

Matéria atualizada em: 01 de abril de 2020

Bottom_OB_celebration

tag_sempre_banner tag_sempre_banner_mob

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
    A assadura na virilha feminina pode coçar, arder, causar feridas na pele da região e...
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
  • SE CUIDA!
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
    A pílula do dia seguinte é um método de emergência que só deve ser utilizado em casos...
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
  • Menstruação
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
    Você sabia que, assim como a TPM (Tensão Pré-Menstrual), o período fértil também provoca...
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
  • SE CUIDA!
    O que pode causar escape menstrual?
    É normal ter escape menstrual em circunstâncias específicas, como quando a mulher é...
    O que pode causar escape menstrual?
  • VER TODAS >