Tive escape tomando pílula anticoncepcional, o que pode ser?
Tive escape tomando pílula anticoncepcional, o que pode ser?
Em conversa com o Só Delas, a ginecologista Carolina Ambrogini explica porque o sangramento de escape tomando anticoncepcional não costuma ser motivo para preocupação. Entenda!
O escape é um sangramento fora da menstruação
Reconhecer o sangramento de escape por causa do anticoncepcional é uma tarefa relativamente simples. "É um sangramento de cor amarronzada [semelhante à borra de café], em pequena quantidade, que acontece durante o uso de contraceptivos hormonais", descreve a doutora Carolina. Ainda de acordo com a profissional, o sangramento fora da menstruação só é considerado um escape quando está associado ao uso do anticoncepcional. Em outras circunstâncias, o episódio passa a configurar irregularidades do ciclo menstrual e merece uma investigação mais aprofundada.
Veja também: Ciclo menstrual irregular: como identificar e normalizar os períodos de menstruação
Sangramento de escape é comum em mulheres que usam o anticoncepcional há muito tempo
Segundo a ginecologista, o escape provocado pela pílula anticoncepcional é mais frequente em dois momentos: no início do uso (durante o processo de adaptação do organismo feminino à nova combinação hormonal) e quando a mulher já utiliza o método contraceptivo há muito tempo (especialmente quando há o hábito de emendar as cartelas da pílula). Para entender este efeito, é necessário compreender como é a ação do anticoncepcional para impedir a gravidez.
O medicamento hormonal inibe a ovulação e dificulta a mobilidade do espermatozóide ao tornar o muco cervical mais espesso. Por consequência, o endométrio (tecido que reveste as paredes intrauterinas e é expelido todos os meses em forma de menstruação) se torna mais fino. Essa atrofia do tecido endometrial faz com que a membrana seja incapaz de cobrir todos os vasos sanguíneos da região, que acabam sendo expostos e gerando o sangramento de escape. "[O sangramento tomando anticoncepcional] é normal no início do uso ou após muito tempo de uso. Não significa que o método está fraco ou que o corpo se acostumou. Porém, cada caso precisa ser visto individualmente pelo(a) médico(a)", esclarece a especialista.
Esquecer de tomar a pílula anticoncepcional também pode provocar sangramento de escape
Mulheres que têm dificuldade em manter a administração correta da pílula anticoncepcional (sem esquecimentos e, de preferência, sempre no mesmo horário) também estão mais suscetíveis a experienciar o sangramento de escape. A boa notícia é que estabilizar essas oscilações hormonais, ou seja, regularizar o uso do anticoncepcional costuma ser o suficiente para controlar o problema. Lembrando que, neste caso, vale recorrer à camisinha (feminina ou masculina) para redobrar os cuidados e evitar uma gravidez indesejada.
Este artigo tem a contribuição da especialista:
Dra. Carolina Ambrogini - Ginecologista
CRM-SP: 102706
Matéria atualizada em: 07 de maio de 2020



