Teste de ovulação: como funciona, quando fazer e onde comprar?
Teste de ovulação: como funciona, quando fazer e onde comprar?
O teste de ovulação mede níveis do hormônio luteinizante (LH), um dos principais responsáveis pela liberação do óvulo. Ele pode ser adquirido em farmácias sem uso de receita e possuem um alto nível de confiabilidade. Veja como funciona o teste de ovulação e qual o momento ideal para fazer.
Teste de ovulação identifica fase em que há maior chance de gravidez
O teste de ovulação é parecido com o teste de gravidez na funcionalidade. Ele utiliza a urina para identificar a presença do hormônio luteinizante (LH), responsável por estimular a liberação do óvulo. Para isso, ele conta com substâncias reagentes ao hormônio que vão identificar a sua concentração no organismo.
A produção de LH aumenta cerca de 10 dias após a chegada da menstruação e atinge o seu pico, em média, 24 a 36 horas antes da liberação do óvulo (ovulação). Por isso, o resultado do teste vale somente por um dia e o ideal é ele seja realizado por um período de cinco dias consecutivos.
O resultado positivo sinaliza que a concentração de LH é alta, o que significa que a mulher está na fase de maior fertilidade. Em caso de negativo, o nível do hormônio está baixo e as chances de engravidar são menores.
Quando devo fazer teste de ovulação?
O momento ideal para realizar o teste de ovulação é durante período ovulatório. Em um ciclo menstrual regular, o óvulo é liberado cerca de 14 dias após a chegada da menstruação. No entanto, algumas mulheres podem ovular um pouco mais cedo ou mais tarde, tudo depende das características de cada organismo. Uma dica é sempre ficar atenta aos sinais que o seu corpo manifesta durante esse processo. No período fértil, ocorre o aumento da secreção vaginal, com um aspecto mais transparente e palpável. Outros sintomas são o aumento da libido e da temperatura basal corporal, que é medida logo quando acordamos.
Outra forma de identificar o período fértil e a ovulação para fazer o teste é montar um calendário menstrual. É preciso registrar o primeiro dia da chegada da menstruação e contar, aproximadamente, 14 dias para frente. Assim, você terá uma data provável de quando estará ovulando. Em seguida, circule os 5 dias anteriores e um posterior a ovulação. Isso porque o período fértil começa antes mesmo da ovulação. O motivo é que, embora o óvulo tenha um tempo de vida de apenas 24 horas, um espermatozóide consegue sobreviver até 5 dias dentro do organismo da mulher. Por isso, também consideramos férteis os dias anteriores à ovulação.
Comece a fazer o teste cinco dias antes da previsão de ovulação e no dia seguinte, sempre no mesmo horário. Vale lembrar que os testes são descartáveis e devem ser reutilizados uma única vez.
Como usar o teste de fertilidade?
O teste de ovulação é feito de forma semelhante ao de gravidez. A diferença é que ele não precisa utilizar a primeira urina da manhã e você pode testar a qualquer momento do dia. Aliás, No entanto, o ideal é realizar o teste na parte da tarde, pois é quando o pico de LH se dá com maior intensidade. É importante que você faça o teste sempre no mesmo horário de cada dia. Procure identificar qual o padrão de regularidade do seu ciclo antes de fazer o teste de fertilidade. Assim você testará no momento certo do aumento do LH.
Veja a seguir um passo a passo de como usar o teste de fertilidade:
Passo 1: Ao urinar, coloque o medidor de teste apontando para baixo no fluxo por 7 segundos;
Passo 2: Em seguida, coloque um pouco de urina em um recipiente e mergulhe o medidor do teste por uns 15 segundos;
Passo 3: Retire o teste e aguarde por 5 a 10 minutos, dependendo da indicação do fabricante;
Passo 4: Confira o resultado. Se indicar que o LH está aumentado, significa que a ovulação está próxima.
Teste de ovulação detecta gravidez?
O teste de ovulação não consegue detectar gravidez. Isso porque ele é formulado para reagir a presença de um hormônio que é produzido quando a mulher está ovulando, no caso hormônio luteinizante (LH). Para descobrir se está grávida, a mulher deve recorrer a um teste específico de gravidez, pois este busca detectar a presença do hormônio beta HCG, que só é produzido durante a gestação.
PRODUTOS Relacionados



