Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Teste de gravidez negativo e minha menstruação não desceu: o que fazer?

Teste de gravidez negativo e minha menstruação não desceu: o que fazer?

Para mulheres com vida sexual ativa, qualquer atraso menstrual é suspeito. Mas quando nos deparamos com um teste de gravidez negativo e a menstruação continua atrasada, é preciso considerar outras possibilidades. Em alguns casos, a demora pode ser apenas um atraso pontual provocado por alguma alteração hormonal ou durante o processo da ovulação. Por outro lado, também costuma ser um indício de irregularidades no ciclo reprodutor feminino. Por isso, se após 15 dias o fluxo não chegar e o teste de gavidez persistir no resultado negativo, a recomendação é consultar um ginecologista para investigar o que de fato desencadeou o atraso.

 

 

Teste de gravidez negativo e menstruação atrasada: resultado pode ser confirmado com exame de sangue

 

O teste de gravidez de farmácia tem como objetivo detectar a presença do hormônio beta-HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) na urina. Esse hormônio começa a ser produzido pelo organismo feminino logo após a implantação do óvulo fecundado no útero. Como hoje em dia os testes estão cada vez mais sensíveis, já é possível confirmar a gestação cerca de 12 dias depois da ovulação. Isso significa que  a mulher consegue descobrir se está grávida antes mesmo do atraso menstrual. No entanto, em algumas situações, existe a possibilidade do teste dar um falso negativo e, por esse motivo, o indicado é confirmar o resultado com um exame de sangue ou repetir o próprio teste 2 ou 5 dias depois. Para que não haja nenhum tipo de engano,  certifique-se de que o teste de farmácia está sendo feito da forma correta.

 

Caso o resultado continue negativo, a recomendação é marcar uma consulta ginecológica para investigar a origem do atraso. Fatores como estresse e ansiedade, ausência de ovulação e, em casos mais sérios, doenças ginecológicas, como a endometriose e a Síndrome dos Ovários Policísticos, são as causas mais frequentes de menstruação atrasada, além da  gravidez. 

 

 

Menstruação atrasada, teste negativo e cólicas

 

A cólica menstrual é um dos primeiros sinais de que o fluxo está prestes a chegar. O incômodo é provocado pelas contrações do útero para expelir o endométrio. Quando a mulher sente as dores da cólica, mas mesmo assim a menstruação não desce, é preciso ficar em alerta, principalmente se o desconforto for intenso. A situação pode estar associada a problemas nos órgãos do sistema reprodutor feminino, como a Endometriose e a Doença Inflamatória Pélvica. 

 

A endometriose é uma doença caracterizada pelo crescimento do endométrio para fora da cavidade uterina. Além da cólica, a mulher costuma sentir outros incômodos como dor durante a relação sexual, inchaço abdominal, dor ao urinar e evacuar. 

 

A Doença Inflamatória Pélvica (DIP), é uma infecção que atinge a região pélvica. Seus sintomas são cólicas intensas, febre, corrimento com odor e irregularidade menstrual. 

 

Não deixe de consultar um ginecologista ao lidar com atrasos na chegada da menstruação sem confirmação de gravidez. 

 

 

Conheça outras possíveis causas para menstruação atrasada

 

Com a suspeita de gravidez descartada, a segunda hipótese mais provável para menstruação atrasada são possíveis disfunções hormonais. Um dos quadros mais comuns é a Síndrome dos Ovários Policísticos [SOP], principalmente quando o atraso é frequente. O problema consiste em um desequilíbrio hormonal que leva a  formação de pequenos cistos nos ovários. Seu efeito prejudica o processo de ovulação e pode provocar atraso na liberação do óvulo, resultando também na demora na descida do fluxo. Em alguns casos, a mulher acaba tendo um ciclo anovulatório, em que não há ovulação. 

 

Outra possível causa para o atraso menstrual de origem endócrina são alterações na glândula tireóide. A glândula tem como função regular a produção hormonal do organismo e qualquer alteração pode desregular processos fundamentais, entre eles o ciclo menstrual.

 

Por fim, questões emocionais também influenciam no funcionamento do ciclo menstrual. O estresse excessivo e a ansiedade aumentam a produção de cortisol e adrenalina, hormônios que alteram a secreção de estrogênio, um dos hormônios reprodutivos responsável pela regulação do ciclo menstrual. A mulher passa a ter uma ovulação irregular, o que influencia diretamente na chegada da menstruação.

 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >