Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Teste de gravidez de farmácia é confiável?

Teste de gravidez de farmácia é confiável?

Os testes de gravidez de farmácia são a primeira alternativa para muitas mulheres que estão com dúvidas se estão grávidas ou não. Eles detectam a presença ou ausência do hormônio beta HCG na urina da mulher e assim conseguem comprovar se uma pessoa está grávida ou não. O HCG só é produzido durante a gravidez, por isso, quando realizado corretamente, os testes de farmácia tem altas taxas de confiabilidade, com uma eficácia de 95 a 99%. Mesmo assim, há situações em que o resultado não condiz com a realidade. Entenda como os testes de gravidez de farmácia funcionam e como eles podem garantir um resultado correto.

 

Testes de gravidez são de confiança e detectam a presença de gravidez logo nas primeiras semanas

 

Os testes de gravidez feitos em farmácia costumam ser bastante confiáveis e precisos, mas sim, há uma pequena chance do resultado não condizer com a realidade. Na maioria das vezes, isso acontece nos testes feitos nas primeiras semanas de gestação e nos casos em que a mulher está grávida, mas o resultado é negativo. Por isso, é importante prestar atenção na validade do produto, o passo a passo do processo e qual o melhor dia e a melhor hora para fazer o teste. Todos esses cuidados ajudam a obter um resultado mais preciso e confiável. 

 

Se mesmo com o resultado negativo a sua menstruação não chegar e você continuar com dúvidas sobre estar grávida, o melhor a ser feito é procurar um ginecologista e fazer um exame de sangue. A concentração de beta HCG é muito maior no sangue do que na urina e, por isso, pelo exame de sangue é muito mais fácil e confiável saber se há gravidez ou não. 

 

 

Resultados falsos positivos são raros e podem indicar problemas de saúde 

 

Os resultados falso positivos são muito raros e, quando acontece, é um indicativo de que algo não está normal. Isso pode acontecer, por exemplo, quando o óvulo foi fecundado mas não se desenvolveu o suficiente para se transformar em um embrião, mas o corpo mesmo assim acabou produzindo pequenas doses do hormônio. No caso da gravidez ectópica, em que o óvulo fertilizado se implanta fora do útero, o organismo também interpreta como gravidez produzindo por um tempo o hormônio e o resultado acaba sendo positivo. 

 

Outros casos mais sérios em que o teste de gravidez é positivo, mesmo sem a mulher estar grávida, é quando ela tem algum tumor ovariano de origem embrionária. Já as pacientes de tratamentos de fertilidade também podem se confundir com um resultado falso positivo, pois alguns medicamentos contêm o hormônio para estimular a ovulação. 

 

Veja também: Nem toda menstruação atrasada quer dizer que você está grávida.

 

 

Tipos de testes de gravidez 

 

Há diversos tipos de testes de gravidez de farmácia, mas todos usam a urina como material de comprovação. A maioria usa o método das tiras, em que ao ter contato com urina, o teste manifesta o resultado com alguma alteração de cor, presença de mais um risco , linha, cor. Existem também os testes digitais em que é possível saber inclusive de quantas semanas a gestação está. Isso é possível porque os níveis de beta HCG vão aumentando exponencialmente ao longo das semanas e podem chegar a dobrar a cada 48 horas. O mecanismo do teste interpreta a quantidade do hormônio na urina e faz uma média da quantidade esperada para cada período da gravidez. 

 

 

Teste detecta a presença do hormônio beta HCG no corpo, hormônio específico da gravidez

 

Os testes de gravidez de farmácia servem para detectar a presença do hormônio beta HCG (gonadotrofina coriônica humana) no organismo da mulher a partir da urina. O beta HCG é um hormônio produzido no corpo no momento da implantação do embrião no útero, pelas células que vão originar a placenta. Essa produção ocorre por volta de cinco dias após a fecundação. O beta HCG é específico da gravidez e é medido tanto nos testes de farmácia quanto nos testes de laboratório feitos com coleta de sangue. 

 

Os testes de farmácia dão sinais da presença de HCG na urina por meio da reação de anticorpos, presentes do material do teste, com a urina da mulher. O papel absorve o xixi, manifestando o resultado. É muito importante respeitar o tempo de espera indicado na bula do teste, pois ele é determinante para a precisão do resultado. 


 

Testes devem ser feitos a partir do terceiro dia de atraso da menstruação


 

Os testes de gravidez são indicados a partir do terceiro ao quinto  dia de atraso da menstruação. Isso porque no começo da gestação, os níveis do hormônio beta HCG ainda estão muito baixos e, às vezes, pode ser difícil detectar a gravidez. Por isso, em alguns casos, o teste acaba dando negativo mesmo quando a mulher está grávida. No caso das mulheres que têm ciclos menstruais irregulares, é melhor esperar um pouco mais, pois dependendo do mês, a menstruação pode demorar mais tempo para chegar. 

 

Outro fator importante para a confirmação ser mais precisa, é realizar o teste com a primeira urina da manhã, ou na próxima, feita após um intervalo de quatro horas com a anterior. Quanto maior o tempo entre um xixi e outro, maior a concentração de beta-HCG e, portanto, mais fácil de ser detectado e de obter um resultado mais preciso. 

 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • PRIMEIRA VEZ
    Medo de ir ao ginecologista? Não precisa! Saiba o que esperar de uma primeira consulta
    A primeira ida ao ginecologista gera um certo receio em muitas garotas, mas não há motiv..
  • PRIMEIRA VEZ
    1º dia de aula na faculdade: a blogueira Natalia Salvador contou como encarou o medo e deu dicas de como lidar com essa mudança
    Uma das maiores mudanças do início da nossa vida adulta é a entrada para a universidade..
  • PRIMEIRA VEZ
    5 coisas que ninguém te contou sobre sua primeira menstruação
    A primeira menstruação acontece de forma inesperada, já que, na maioria das vezes a gen..
  • PRIMEIRA VEZ
    Intercâmbio: blogueira Paola Piola conta sobre a 1ª vez que lidou com a independência em outro país
    Fazer intercâmbio é o sonho de muitas adolescentes, principalmente depois dos 18 anos, q..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
    Você sabia que mudar anticoncepcional pode atrasar a menstruação ou até mesmo provocar...
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
  • Menstruação
    Candidíase atrasa a menstruação?
    Muitas mulheres têm dúvidas se a candidíase atrasa a menstruação. A infecção fúngica,...
    Candidíase atrasa a menstruação?
  • Menstruação
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
    Muitas mulheres acreditam que o uso de antibiótico atrasa a menstruação. Isso porque...
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • VER TODAS >