Teste de gravidez: com quantos dias de menstruação atrasada devo fazer?
Teste de gravidez: com quantos dias de menstruação atrasada devo fazer?
Entenda o que é HCG, o hormônio da gravidez
Para detectar a gravidez é necessário analisar os níveis de HCG (gonadotrofina coriônica humana), uma glicoproteína que o corpo produz no início da gestação. A concentração dessa substância no organismo sobe consideravelmente nos dias após a fecundação do óvulo, sendo o melhor indicativo de que a gestação está acontecendo. Sua função é de inibir a menstruação e impedir a continuação do ciclo menstrual. Dessa forma, há dois tipos de teste de gravidez que as mulheres podem ter acesso: o teste de farmácia e o exame de sangue.
Existem dois tipos de teste de gravidez: o de farmácia e o de sangue
Mulheres com suspeita de gravidez podem contar com dois tipos de verificação. O teste de farmácia é o recurso mais fácil e rápido para tirar a dúvida. Ele pode ser comprado em drogarias e feito em casa através da coleta da urina. O mais indicado é fazer pela manhã, de preferência coletando o primeiro xixi do dia, já que a concentração do hormônio HCG é maior ao acordar. O exame de sangue é outra alternativa para medir a presença do hormônio no organismo. “O HCG no sangue é um exame mais confiável e que identifica o hormônio mesmo em menores quantidades”, diz a médica. De acordo com ela, a gravidez pode ser detectada em até 5 dias antes da menstruação atrasar.
Com quantos dias de atraso menstrual devo fazer o teste de gravidez?
De acordo com a médica, a indicação é esperar 5 dias de atraso menstrual para realizar o teste. Ela explica o motivo: “Esse tempo deve ser esperado pois o HCG começa a ser produzido depois da implantação do óvulo no útero”, explica. Ou seja, poucos dias após fecundação, a concentração da glicoproteína ainda está muito baixa e dificilmente será detectado pela urina.
Há uma pequena diferenciação para mulheres com ciclo menstrual regular e irregular na hora de fazer o teste de gravidez. A indicação de esperar 5 dias é mantida para quem tem regularidade na menstruação. “Já pacientes com ciclos irregulares devem esperar 5 dias após o atraso do maior ciclo”, completa. Vale lembrar que os ciclos regulares têm de 25 a 30 dias aproximadamente e os irregulares são mais longos do que esse período.
Para descobrir se o seu ciclo é regular ou não, o ideal é criar seu próprio calendário menstrual. Comece a anotar as datas da sua menstruação no primeiro e último dia durante três meses. Depois conte quantos dias teve este intervalo. Repita o processo durante três meses para conseguir ter uma média de duração.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Fernanda Mauro - Ginecologista e Obstetra da Perinatal
CRM: 52-995185



