Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Os termos do feminismo que você precisa conhecer

Os termos do feminismo que você precisa conhecer

Com o feminismo e com a luta pela igualdade dos gêneros, surgiram muitos termos para explicar a disparidade entre homens e mulheres. Mansplaining e manterrupting são os mais comuns. Eles representam atitudes que homens podem ter ao tentarem provar seu argumento em uma discussão com uma mulher. Além desses dois, você deve ter se deparado com outros como sororidade, slutshaming e outros. Por isso, o Só Delas fez um mini-glossário para explicar 9 termos importantes do movimento feminista.

 

1) Empoderamento 

 

Para que a sociedade alcance a igualdade entre os gêneros, é preciso dar às mulheres as ferramentas necessárias para reverter o machismo. Essa é a ideia do empoderamento feminino. Empoderar é conceder poder a si próprio, ter voz ativa em debates que lhe cabem. 

 

2) Sororidade

 

A sororidade é uma união poderosa que pode acontecer quando mulheres unem forças. Toda ação coletiva é mais forte e, portanto, quando mulheres se apoiam o resultado é muito mais efetivo. A sororidade pode estar na forma de pensar e até mesmo em pequenas ações do dia a dia. Não julgar a aparência de outras mulheres ou atitudes que ela teve e você não teria são alguns exemplos. Assim, cada vez mais desconstrói-se aquele chato estigma de que mulheres devem ser rivais.

 


Foto: Shutterstock

 

3) Mansplaining

 

Mansplaining é um termo em inglês que, em tradução livre significa “explicação masculina”. É quando o homem tenta explicar à mulher um assunto que ela provavelmente já domina ou entende mais que ele. Seguindo uma visão causada pelo machismo enraizado na sociedade, o homem acredita, mesmo que inconscientemente, que o conhecimento daquela mulher é inferior ao dele e que ele sabe mais do que ela - mesmo que ela seja especialista no assunto.

 

4) Manterrupting

 

O manterrupting muitas vezes acontece antes do mansplaining. Traduzindo seria algo como “interrupção masculina”. Esse termo é utilizado para descrever momentos que o homem interrompe a fala da mulher ou fala por cima dela, normalmente para constatar ou explicar o que ela já disse.

 

5) Bropriating

 

Em inglês, “bro” (de brother, algo como irmão ou mano) somado de “appropriating” (apropriação) resulta em bropriating: quando o homem se apropria de alguma ideia que não foi originalmente pensado por ele e, sim, por uma mulher. Essa situação pode ser frequentemente vista em reuniões de trabalho, fazendo com que o homem leve o crédito por algo elaborado por uma colega de trabalho

 

6) Patriarcado

 

O patriarcado é a base do debate sobre machismo. Ele caracteriza um padrão de sociedade que dita como homens e mulheres devem ser e se comportar. No patriarcado, há uma visão de que quem está “no controle” são os homens. Trazendo para um exemplo mais simples, isso se traduz quando em casa, o homem se sente na obrigação de ser o provedor da família e o único trabalho da mulher deve ser o doméstico. O patriarcalismo, com o tempo, desenvolveu privilégios masculinos e permitiu que o machismo surgisse.

 

7) Gaslighting

 

O gaslighting é uma forma de abuso psicológico nas mulheres. Esse termo descreve situações em que alguém tenta convencer uma mulher de que ela está louca e paranoica, invalidando seus sentimentos ou fazendo-a acreditar que está equivocada sobre certo assunto. Nos relacionamentos abusivos, o gaslighting é muito comum quando o parceiro não dá o devido valor a angústias e ansiedades que sua companheira pode estar tendo

 

8) Slutshaming

 

Slutshaming é um termo completamente contrário à sororidade. Ele pode acontecer quando tanto homens quanto mulheres julgam uma outra mulher pelo seu comportamento sexual. Xingamentos são regularmente atribuídos à elas. Isso tudo apenas porque elas “violam” as expectativas tradicionais de como alguém deve se comportar sexualmente e como as mulheres não podem dispor de seu corpo livremente. 

 

9) Bodyshaming

 

Assim como o slutshaming, o bodyshaming consiste em diminuir uma mulher por conta de suas atribuições físicas. Ele faz com que uma mulher, ao ter sua aparência física criticada, tenha vergonha do próprio corpo. O bodyshaming pode acontecer com corpos de qualquer biotipo, apesar de ser reforçado para mulheres gordas. O feminismo busca justamente esclarecer que a ideia de um corpo perfeito veio de uma visão patriarcalista de culto à beleza, onde se coloca a mulher como algo prazeroso aos olhos da sociedade. Cabe a todas as pessoas e, principalmente às mulheres (com a sororidade), empoderar as outras ao entender que todo corpo é lindo e livre de julgamentos. <3

 

Foto: Shutterstock

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >