"Terminei a cartela de anticoncepcional e não menstruei. O que pode ser?"
"Terminei a cartela de anticoncepcional e não menstruei. O que pode ser?"
PRODUTO Relacionado

Saiba as causas para a ausência de menstruação na pausa da pílula.
É normal a menstruação não vir na pausa do anticoncepcional?
Quem toma pílula anticoncepcional com pausa tende a ficar menstruada no intervalo entre as cartelas. Durante o período em que se para de ingerir os comprimidos, ocorre uma privação hormonal que estimula a descamação do endométrio, camada interna do útero que sai como sangramento vaginal. Contudo, ao contrário das pessoas que ovulam e ficam férteis, o fluxo de quem usa anticoncepcional é mais leve, pois a ação da pílula inibe a ovulação e impede que o endométrio cresça muito espesso. Por isso, o sangramento desce em menor quantidade e com uma cor mais escura, por vezes amarronzada. Como a ação do anticoncepcional reduz o fluxo menstrual, em alguns ciclos, pode acontecer da menstruação atrasar após a pausa da pílula ou não descer.
A demora da menstruação após a pausa do anticoncepcional é comum em quem toma a pílula de baixa dosagem, que possui apenas progesterona na sua composição. Em alguns casos, o anticoncepcional corta a menstruação de pessoas que usam a medicação há muito tempo. Sendo assim, o sangramento na pausa da pílula não significa que ela tenha efeito. Por outro lado, a combinação de anticoncepcional e menstruação atrasada também não indica falha do método.
Se a menstruação não desceu na pausa da pílula não há necessidade de preocupação. Caso haja possibilidade de gravidez, basta fazer um teste para confirmar ou descartar a suspeita. Se a ausência for recorrente, o indicado é consultar um ginecologista para entender melhor o que pode estar acontecendo com o organismo.
Como funciona a pausa do anticoncepcional
O intervalo entre as cartelas varia conforme o tipo de pílula e a quantidade de comprimidos. Nas cartelas com 21 comprimidos, a interrupção é de sete dias, enquanto no anticoncepcional com 24 a pausa é de apenas quatro. Não há problema em fazer uma pausa menor que a indicada pela bula. O que não pode acontecer é começar a tomar o anticoncepcional além do período recomendado pelo fabricante, pois o atraso da pílula aumenta os riscos de falha do contraceptivo.
Outra dúvida recorrente é se é possível engravidar na pausa da pílula. Quando o medicamento é usado da maneira correta, os riscos de falha são mínimos durante a troca das cartelas, pois a interrupção não altera o efeito do contraceptivo. O bloqueio contínuo da ovulação continua mesmo no período de pausa, ou seja, a paciente está protegida. Se a menstruação não chegou até o fim da pausa, o indicado é iniciar a nova cartela no dia previsto.
PRODUTOS Relacionado




