Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Sororidade só entre amigas? É preciso pensar sobre isso

Sororidade só entre amigas? É preciso pensar sobre isso

O termo sororidade tem sido cada vez mais falado e ouvido por aí. Ainda bem! A palavra vem do latim “soror”, que significa “irmã”. Ou seja, sororidade quer dizer a irmandade entre as mulheres. Grande aliada do feminismo, a palavra tem chamado a atenção das mulheres para a necessidade de ter empatia e apoiar umas às outras, se colocar no lugar da próxima e entender as suas necessidades. Um ponto muito importante da sororidade é admitir que não deve existir apenas um feminismo. Devemos entender que existem situações sociais e opressões diferentes e todas merecem o devido respeito e apoio.

 

Quem é mulher sabe que obstáculos como ganhar menos que os homens, andar com medo nas ruas e ser julgada pela maneira com que se veste são apenas algumas das várias dificuldades de viver em uma sociedade patriarcal. Por isso é tão importante entender que juntas somos mais fortes, com o máximo de empatia possível e o mínimo de julgamento.

 

 

Sororidade: então tenho que concordar com todas as mulheres? 

 

Nenhuma oportunidade de tratar a mulher ao lado com consideração deve ser desperdiçada. Como, por exemplo, qual é a necessidade de criticar a vizinha por estar usando um vestido curto ou tratar alguém como rival só por ser outra mulher no ambiente? Pequenas (ou grandes) atitudes como essas já são o suficiente para colocar o pensamento em prática

 

Porém, isso significa que você deve gostar e se identificar com absolutamente todas as mulheres do mundo? Claro que não. Não precisa forçar a barra com pessoas com quem você não tem a menor afinidade. Ninguém merece fazer isso, né? Basta lembrar que todas as mulheres são dignas de respeito, não apenas as suas amigas.

 

Parece simples, mas, na prática, podemos acabar deixando um pouco a desejar. Alguns comportamentos machistas já estão tão naturalizados que nem percebemos quando o reproduzimos com alguém. Por isso, fique ligada nesses alertas para saber se você está esquecendo a sororidade com alguma mulher por aí:  

 

Antipatia sem motivo aparente: o problema é ser mulher? 

 

Desde a infância colocam na nossa cabeça que toda mulher é uma ameaça. Nos filmes, nos livros, na televisão, esse falso perigo é disseminado em todos os lugares! Talvez por isso algumas mulheres acabam ficando na defensiva e criando implicâncias gratuitas umas pelas outras. Ter divergências pessoais e opiniões diferentes é absolutamente normal, mas é imprescindível lembrar que a presença da outra também merece respeito e, de preferência, empatia.  

 

Sororidade também é não se comparar!
 

Outro sinal dessa rivalidade feminina que insiste em ser associada às mulheres é a mania de se comparar. Esse pensamento é um erro por tantas razões que o Só Delas nem sabe por onde começar! Em primeiro lugar, a ideia de que as mulheres devem competir coloca a atenção nos homens, como o grande prêmio tão desejado. Isso não poderia ser uma mentira maior, não é mesmo, meninas? 

 

Além disso, a ideia de comparação entre as mulheres insinua que a nossa maior qualidade é a beleza, o que diminuiria o nosso potencial e anularia completamente nosso jeitinho único de ser.  

 

Você realmente precisa comprar a briga da amiga?

 

Sabe aqueles costumes que não deveriam ter saído da escola? Então, comprar arbitrariamente a briga de uma amiga sua com alguma outra mulher é um deles. Às vezes, sem nem conhecer a pessoa, assumimos que existe motivo para ódio e julgamento. Mas será que isso realmente é verdade? Será que esse conflito não é nada além de ressentimento ou interferência de egos? 

 

Permanecer sensata e imparcial nesses momentos é ótimo e ainda evita a propagação de fofocas que você nem sabe se são verdade. Deve fazer bem até pra pele! 

 

Dica de sororidade: não reproduza xingamentos machistas

 

Você deve saber exatamente de quais xingamentos a gente tá falando. Por via das dúvidas, faça mentalmente uma lista dos palavrões que você conhece. Com certeza, a maioria daqueles relacionados às mulheres tem a ver com alguma ofensa sexual. Portanto, evite usar termos como esses. 

 

Infelizmente, nenhuma de nós está livre de ser vítima desse tipo de constrangimento. Mas, no que depender da gente, serão cada vez menos mulheres! 

 

Cuidado com o mito da ex-namorada louca 

 

Quem nunca ouviu um boy chamar a ex-namorada de louca que atire a primeira pedra! Parece brincadeira, mas é bom ficar de olho na atitude. É compreensível ficar insegura ou desconfortável quando o assunto é um relacionamento antigo do(a) seu(a) atual, mas é muito importante não deixar isso passar do limite. Afinal, quantas vezes na história uma mulher não foi chamada de louca (ou bruxa ou coisa pior) apenas por manifestar a sua opinião ou se revoltar com alguma situação abusiva? Pois é. 

 

Sororidade na prática: consuma o feminino

 

É claro que a gente ama quando tem a chance de apoiar uma amiga talentosa! Porém, também é muito legal contribuir e incentivar o trabalho de mulheres que você não conhece ou não tem tanta proximidade. Uma boa forma de fazer isso é consumir produtos, obras e serviços assinados por indivíduos do sexo feminino. Leia autoras, assista diretoras, torça por jogadoras! Para ficar ainda melhor, divulgue! Se você conhece uma mulher incrível, conte para outra mulher incrível e que seja assim por diante.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • VOCÊ SABIA?
    Ih, choveu! Veja ideias do que fazer para se divertir com as amigas mesmo dentro de casa
    Tem dias que a gente combina de sair com as amigas, mas a previsão do tempo não colabora..
  • VOCÊ SABIA?
    6 coisas que você precisa saber antes de viajar com seus amigos
    Fazer uma viagem acompanhada de amigos é uma das melhores coisas da vida! Se divertir, pa..
  • VOCÊ SABIA?
    4 coisas que passam pela sua cabeça antes de chegar ao primeiro encontro
    Por mais que a gente seja confiante, o primeiro encontro com o carinha interessante sempre..
  • VOCÊ SABIA?
    Vai passar o dia na praia? Veja o que levar na bolsa!
    No verão, tudo o que a gente mais quer é relaxar, se divertir e ficar com aquele bronzea..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >