Sintomas de menstruação: saiba identificar seu período menstrual chegando
Sintomas de menstruação: saiba identificar seu período menstrual chegando
PRODUTO Relacionado

Sintomas físicos da TPM
1) Retenção de líquidos
Durante a TPM, muitas mulheres relatam um aumento de peso repentino. Na verdade, o que aconteceu em seus corpos foi resultado de um desequilíbrio hídrico no organismo. Isso faz com que o corpo retenha líquidos e fique mais inchado do que o normal, principalmente nas extremidades, como pés e mãos. Também é muito comum que esse inchaço passe para a região abdominal e os seios. Entretanto, assim que a situação se regulariza com o fim da menstruação, o corpo volta ao normal. A principal dica para evitar esse sintoma de menstruação é beber bastante água e evitar refrigerantes, álcool e café.
2) Sensibilidade
Como consequência do inchaço, algumas partes do corpo podem ficar mais sensíveis do que o normal. Ficar com os seios inchados e doloridos é o sintoma mais recorrente da TPM. A água retida pelo organismo pode acabar se deslocando para os seios, o que aumenta o volume dessa região e torna o contato mais sensível. Se você estiver começando a sentir, pode ter certeza que sua menstruação estará chegando dentro de alguns dias.
3) Aparecimento de espinhas
Um outro sintoma de menstruação é o aparecimento de espinhas na pele do rosto. Com a queda da progesterona e do estrogênio antes do período menstrual, os hormônios andrógenos, como a testosterona, conseguem manter um nível estável no organismo. Assim, seus efeitos sobre o corpo são maiores do que o comum. Responsável por estimular o sebo no corpo, a testosterona faz com que a produção de óleo aumente. E, logo em seguida, os poros do rosto começam a entupir, favorecendo o aparecimento de acnes e cravos.
4) Fome em excesso
Não é lenda: a vontade de comer carboidratos e principalmente doces na TPM realmente aumenta. Durante esses dias, o corpo perde ou deixa de produzir alguns nutrientes essenciais (presentes na carne, ovo, leite e sementes) e, assim, há um aumento no apetite. Além disso, a serotonina (hormônio do bem-estar) sofre uma queda e a mulher passa a se sentir um pouco desconfortável. Alimentos como chocolate, banana e queijo podem ajudar a restabelecer os níveis hormonais, trazendo uma sensação de alívio. O equilíbrio nesse ponto é fundamental.
Sintomas emocionais da TPM
1) Ansiedade
Emocionalmente, o sintoma da menstruação mais comum é a ansiedade. Na TPM, há uma forte queda do estrogênio, fazendo os níveis de adrenalina se alterarem. Isso acaba alterando o funcionamento do corpo e estímulos ficam em alta. Além dela, também é normal ficar com indisposição, maior dificuldade de se concentrar e também para dormir. Então, nesse período, procure pegar leve com você e priorizar a sua saúde mental.
2) Irritabilidade
Pelo mesmo motivos da ansiedade, também é normal que a mulher tenha uma irritabilidade maior do que o comum no período anterior a menstruação. As alterações de humor são constantes por causa das oscilações hormonais. O resultado disso é a mulher estar se sentindo bem e, algum tempo depois, ficar completamente diferente, com o humor para baixo.
3) Tristeza e vontade de chorar
Sentir-se um pouco para baixo também pode ser traduzido como um sinal da TPM. A tristeza é comum nesses dias, principalmente acompanhada de sintomas depressivos. Esses são efeitos das alterações da serotonina, o que também traz baixa autoestima. O importante nesse momento é não se deixar abater e procurar manter bons pensamentos.
Tratamento da TPM: chás, exercícios e remédios
Às vezes não há muito como fugir dos sintomas da menstruação. Afinal, a TPM é uma fase natural do nosso ciclo menstrual. A boa notícia é que ela passa rápido. Com o fim do período, os temidos efeitos vão embora. Mas, também é possível aliviar essas alterações para conviver bem com esse momento. Chás relaxantes são capazes de acalmar os efeitos, além da prática regular de exercícios físicos. Entre eles, o chá de camomila é um grande aliado contra os sintomas desses dias. Suas propriedades anti-inflamatórias são as responsáveis por isso. Lembra que falamos que a TPM é marcada por alterações também na serotonina, o hormônio do prazer? As atividades físicas ajudam a regularizar seu bem-estar.
As saídas sintéticas incluem medicamentos específicos, como aqueles que aliviam as cólicas menstruais. Em casos mais severos, remédios antidepressivos também podem ajudar, mas para tomá-los é necessário ter indicação de um médico. Por fim, a pílula anticoncepcional, além de prevenir a gravidez, também suaviza os sintomas da menstruação. Seu principal efeito é a regularização as atividades hormonais, o que evita que aconteçam muitas alterações. Para tomá-la, não se esqueça de conversar com um ginecologista.
PRODUTOS Relacionado




