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Sintomas da menstruação : 4 sinais para ficar atenta

Sintomas da menstruação : 4 sinais para ficar atenta

Você sabe reconhecer os sintomas da menstruação? Eles surgem cerca de uma semana antes do período menstrual e são fruto de oscilações hormonais. Durante esses dias, cada mulher pode sentir uma série de sintomas tanto físicos como emocionais causados pela oscilação dos hormônios sexuais femininos, estrogênio e progesterona. Esse período é conhecido como TPM e acontece com a maioria das mulheres. É importante prestar atenção na intensidade dos sintomas e se eles vão embora assim que a menstruação chega. Em alguns casos, quando são muito severo, pode configurar um quadro de TDPM, um transtorno disfórico e que prejudica a qualidade de vida de uma pessoa. Confira os principais sinais do início de um novo ciclo menstrual e porque os sentimos.

 

 

1) Cólica é o movimento do útero para expulsar o fluxo menstrual 

 

A cólica é o sintoma mais conhecido da menstruação. Ela pode acontecer tanto antes como durante o período menstrual. Mesmo gerando bastante incômodo, sentir cólicas é normal e, na maioria das vezes, não indica nenhum grande problema menstrual. A dor é causada pelas contrações que o útero faz para expulsar o endométrio. Esses movimentos acabam  liberando no corpo uma substância inflamatória, a prostaglandina, que chega nas terminações nervosas, gerando o desconforto. A cólica se concentra na região pélvica, principalmente no abdômen, mas pode irradiar na lombar, pernas e influenciar no funcionamento do intestino. 

 

2) Retenção de líquido leva ao inchaço e seios doloridos

 

O inchaço pré-menstrual é um sintoma muito recorrente e, por isso, muitas pessoas acreditam que a TPM engorda. Na verdade, o que acontece é que o aumento da progesterona nas semanas após a ovulação faz com que o corpo retenha muito mais líquido que o normal.Toda essa água fica acumulada nas células do corpo, gerando um volume principalmente nos membros, coxas e seios. Inclusive, a dor nas pernas e nos seios são devido à sensação de peso por causa do inchaço. A dor nas pernas também aparece nos primeiros dias da menstruação, principalmente durante as cólicas, por conta da ação da prostaglandina na coluna. 

 

3) Dor de cabeça e enxaqueca aumentam na TPM 

 

Outra dor comum na TPM é a de cabeça, conhecida como cefaleia. Elas podem ser sentidas nos dois lados, como uma espécie de compressão. A enxaqueca é mais rara e normalmente acontece com pessoas que já têm pré disposição. Nesse caso, ela fica mais intensa, principalmente por causa da queda do estrogênio

 

4) Sintomas emocionais tem ligação com a queda do estrogênio e serotonina 

 

Os sintomas do período pré menstrual não são apenas físicos, mas também podem se manifestar no nosso emocional. Com certeza você já conhece a relação da TPM com sentimentos de irritabilidade, tristeza e ansiedade. Mesmo muitas vezes sendo retratados de maneira estereotipada, os dias antes da chegada da menstruação realmente mexem com as emoções e o humor das mulheres. A justificativa para esse fenômeno está na queda do estrogênio, pois o hormônio tem uma forte ligação com a serotonina, neurotransmissor que aumenta a sensação de bem estar. Quando o estrogênio cai, a serotonina vai junto e por isso nos sentimos menos dispostas e desanimadas. 

Por esse motivo sentimos muita vontade de comer doces e carboidratos durante a TPM.  O açúcar é um dos alimentos que mais libera endorfina, conhecido como hormônio da felicidade, que tenta compensar a baixa serotonina no organismo. 

 

Como aliviar os sintomas da TPM e da menstruação

 

Os sintomas da TPM e da menstruação costumam ser bem incômodos. Mas algumas dicas podem te ajudar a minimizar o desconforto. Você pode optar pelo uso de medicamentos paras as dores da cólica, pernas e cabeça, ou incluir na sua rotina atividades que também diminuam o incômodo de forma mais natural. 

Atividades físicas, por exemplo, fazem muito bem para o corpo e mente em qualquer fase do ciclo menstrual. Exercícios físicos liberam endorfina proporcionando a sensação de prazer e relaxamento. Eles ainda auxiliam na circulação, reduzem o inchaço e aliviam as dores menstruais, pois o esporte estimula o corpo a produzir mais substâncias anti-inflamatórias. 

 

Alimentação também é um ponto chave para diminuir sintomas da TPM. Procure manter uma alimentação equilibrada, evitando excesso de doces, carboidratos e cafeína. Alimentos ricos em ômega 3, frutas, vegetais e com baixo teor de gordura e sal são os mais indicados. 

 

Em último caso, o ginecologista pode receitar uma pílula anticoncepcional para controlar e aliviar o desconforto. Disfunções hormonais ou problemas como ovário policístico, cistos, miomas e endometriose, potencializam as dores menstruais e fazem a mulher sofrer ainda mais. Por isso, procure sempre acompanhamento médico e não faça uso de nenhum remédio por conta própria. 

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