Sintomas da candidíase: aprenda a identificar a infecção vaginal
Sintomas da candidíase: aprenda a identificar a infecção vaginal
PRODUTO Relacionado

A candidíase pode ter origem a partir de diversos fatores, mas, geralmente, está associada a higiene íntima inadequada e sistema imunológico enfraquecido. Além do corrimento branco espesso e coceira, a infecção também pode provocar outros incômodos que merecem nossa atenção. Por isso, a importância de ficar atenta a qualquer alteração na região genital.
Conheça os principais sintomas de candidíase e como tratar a infecção.
Corrimento branco, coceira e ardência são sintomas comuns da candidíase
Corrimento branco pastoso: o corrimento branco é um dos sintomas mais predominantes da candidíase. Seu aspecto pode ser pode ser leitoso, pastoso ou grosso e, em algumas mulheres, o corrimento pode apresentar uma coloração um pouco amarelado. Uma peculiaridade do corrimento de candidíase é sua semelhante à coalhada de leite.
Coceira vaginal intensa: a coceira é outro sintoma de candidíase muito comum. Também chamada de prurido vaginal, ela acontece tanto na região interna da vagina quanto na vulva. O incômodo desaparece logo no início do tratamento com antifúngicos em pomada e creme vaginal.
Inchaço e vermelhidão na vulva: como a área vaginal está inflamada por conta da infecção, em alguns casos, a mulher pode notar um inchaço e vermelhidão na vulva. Para tratar o problema, os ginecologistas costumam indicar medicação antialérgica ou anti-inflamatória.
Ardência: dependendo do grau em que a infecção se encontra, a mulher também pode sentir uma sensação de ardência ao urinar e durante a penetração em uma relação sexual. O incômodo é provocado por uma possível inflamação no canal vaginal.
Tratamento para candidíase é feito com medicação antifúngica
O tratamento da candidíase deve ser feito somente com acompanhamento médica. Após a confirmação do diagnóstico, o profissional indicará o uso de medicação antifúngica, que pode ser à base de pomadas e cremes vaginais ou via oral. O tratamento costuma durar cerca de 7 dias (uma semana) e neste tempo é imprescindível que a paciente evite ter relações sexuais e não faça uso de bebidas alcoólicas.
Além da medicação, também é importante rever alguns hábitos que podem estar contribuindo para o surgimento da candidíase. Procure manter uma boa higiene íntima com uso de um sabonete específico para a região e com pH neutro. Outro cuidado é utilizar roupas mais frescas e larguinhas nos dias quentes, assim você evita o abafamento da área. Por fim, não fique com o biquíni ou maiô molhados por muito tempo no corpo. A prática aumenta a umidade no local e favorece a proliferação de fungos.
Conheça os principais fatores que favorecem o surgimento da candidíase
A candidíase é uma infecção que costuma estar relacionada a higiene inadequada e baixa imunidade. No entanto, alguns hábitos também favorecem a proliferação de fungos e bactérias que levam ao desequilíbrio na flora vaginal. São eles:
-
Não usar camisinha em todas as relações sexuais;
-
Ficar muito tempo com biquínis ou maiôs molhado;
-
Ficar mais de quatro horas com o mesmo absorvente durante o período menstrual;
-
Consumir muito doces e carboidratos;
-
Compartilhar peças de uso íntimo;
-
Utilizar lenços umedecidos e papel higiênico com aromatizante,
-
Não ir ao ginecologista regularmente;
-
Fazer uso de duchas vaginais e chuveirinho durante o banho;
-
Fazer a higiene íntima internamente com uso de sabonete corporal.
Veja também: Corrimento, coceira e mau odor: veja os principais sintomas de uma infecção vaginal
PRODUTOS Relacionado




