Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
O Só Delas conversou com o Dr. Carlos Lino para saber quais situações é normal sentir cólica sem menstruação.
Causas de cólica fora do período menstrual podem ter origem patológica
De acordo com o Dr. Carlos, a cólica é um incômodo que deve sempre ser investigado, principalmente quando não ocorre sem presença de menstruação. “A cólica fora do período menstrual se acontece em uma paciente jovem, pode- se pensar em doença inflamatória pélvica, mioma e a própria endometriose”, comenta. O médico explica que há casos em que a paciente está sofrendo de algum tipo de disfunção hormonal, como problemas na tireoide ou prolactina elevada e, por essa razão, ocorre uma ausência de menstruação. “Se é uma paciente próxima da menopausa, pode- se considerar que ela está entrando na menopausa”.
Segundo o Dr. Carlos, ao sentir cólica fora do período menstrual, o primeiro passo é consultar um ginecologista, sobretudo se o incômodo for intenso. “É necessário fazer uma consulta e ser avaliada por um ginecologista para que se defina a causa. É muito importante a avaliação ginecológica. Porque cólica não é normal em momento algum. Se tem cólica precisa ser investigado”.
A cólica fora do período menstrual que sinaliza algum problema costuma ter uma intensidade e localização bem específicas. As principais suspeitas que levantam a hipótese de que o incômodo não é normal são:
-
Dor intensa ou incapacitante;
-
Dificuldade para evacuar;
-
Intestino solto ou preso;
-
Duração maior que 3 dias;
Cólica fora da menstruação pode ser gravidez?
O atraso menstrual é o sintoma mais característico de início de gravidez. Contudo, além da menstruação atrasada, algumas pessoas podem sentir cólica sem indícios de que o sangramento está prestes a descer. Nas primeiras semanas de gestação, o endométrio começa a ficar mais espesso, pois é a partir dele que será formada a placenta. Por isso, a gestante sente um certo desconforto na parte inferior do abdômen.
Outro motivo para a cólica na gravidez é devido a implantação do embrião no útero, que pode levar ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos na região. Sendo assim, não é raro que além da dor, também ocorra um pequeno sangramento nas primeiras semanas de gestação.
Caso exista possibilidade de gravidez, o Dr. carlos recomenda fazer um teste de farmácia ou exame de sangue. “Tanto uma gravidez tópica como a possibilidade de uma gravidez ectópica. Também deve ser investigado”.
Este artigo tem a contribuição do especialista
Dr. Carlos Lino - Ginecologista e ex-Diretor da Associação Bahiana de Medicina (ABM)
CRM: 7485



