Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Sexo seguro: 7 cuidados importantes ao usar camisinha

Sexo seguro: 7 cuidados importantes ao usar camisinha

Praticar o sexo seguro é a principal maneira de evitar a gravidez indesejada e se proteger de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Por isso, o uso da camisinha, seja escolhida a masculina ou a feminina, é indispensável em todas as relações sexuais. O preservativo é capaz de reduzir em até 98% os riscos de contaminação por agentes infecciosos que levam ao desenvolvimento infecções como a sífilis, clamídia, gonorreia, herpes, além do vírus HPV e HIV.

 

Para garantir a eficácia do método contraceptivo de barreira (camisinha) é importante que ela seja usado de corretamente. Dessa forma, você consegue garantir que nenhum imprevisto aconteça durante o sexo, como o rompimento do preservativo ou até mesmo que ele saia do lugar. Para te ajudar, listamos alguns cuidados essenciais que você precisa ter com a camisinha antes e durante o sexo.

 

 

1) Confira a data de validade

 

O primeiro passo na hora de usar a camisinha é verificar a data de validade. Assim, você consegue ter certeza de que o produto está em condições adequadas para ser usado. Caso esteja vencida, troque por outra mesmo que ela esteja aparentemente em bom estado. Se você arriscar usar um preservativo vencido, pode ser que ele estoure ou rasgue durante o sexo e comprometa a eficácia preventiva. 

 

 

2) Abra a embalagem com cuidado e evite usar os dentes ou objetos cortantes

 

Quando for abrir a embalagem da camisinha, tenha cuidado para não rasgá-la. Por isso, evite usar os dentes ou qualquer outro material cortante. Embora o látex e o poliuretano sejam materiais resistentes durante a relação sexual, eles são finos e podem sofrer algum rasgo se não forem manuseados com cuidado. A própria embalagem da camisinha já vem com mecanismo que facilita a abertura. 

 

 

3) Verifique se a camisinha tem algum dano

 

Mesmo que você tenha todo o cuidado na hora de abrir a camisinha, é fundamental que você verifique se ela está segura para uso. Cheque se há danos como furos, arranhões ou dobras no material. Se encontrar algo, troque por um preservativo em melhor estado. 

 

 

4) Não use lubrificante ou qualquer outro produto antes de colocar a camisinha

 

Quando for colocar a camisinha masculina, o pênis deve estar ereto e sem lubrificante. Caso contrário, a pele pode ficar escorregadia e o preservativo pode acabar saindo. Depois, basta desenrolar a camisinha do topo até a base do órgão, sempre apertando a pontinha para que não tenha a entrada de ar.  Essa etapa é essencial, pois é nesse espaço que o esperma fica armazenado após a ejaculação. Se a ponta estiver preenchida com ar, a camisinha pode estourar. 

 

 

5) Não use a mesma camisinha duas vezes 

 

Não é recomendado reaproveitar o preservativo se os(a) parceiros(as) tiverem mais uma relação sexual em seguida. O ideal é que ela seja retirada logo após a ejaculação e amarrada com um nó para não vazar. Para recomeçar, busque uma nova fechada. Se a usada for colocada novamente, além de ser um risco para a saúde íntima de ambos, corre o risco de romper. A camisinha deve ser usada no sexo oral e precisa ser trocada antes de acontecer a penetração vaginal ou anal. 

 

 

6) Use a camisinha durante todo o ato sexual 

 

Algumas pessoas acreditam que o momento de colocar a camisinha é apenas na hora da ejaculação. No entanto, o item deve ser colocado no primeiro contato com o órgão genital, pois vírus e bactérias não são transmitidos apenas pelo sêmen, mas também pelo sangue e outras secreções que podem ser liberadas no sexo oral. Outro motivo para usar camisinha desde o começo é que o homem pode expelir uma pequena quantidade de espermatozóides antes de atingir o ápice e ejacular. 

 

7) Use lubrificantes  somente à base d'água

 

O lubrificante à base d’água é o tipo mais indicado, pois não danifica o material do preservativo e ainda evita irritações ou alergias no contato com a pele da região íntima. Lubrificantes a base de óleo ou petróleo, podem rachar ou corroer o látex e diminuir a eficácia do método.



 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
    Você sabia que mudar anticoncepcional pode atrasar a menstruação ou até mesmo provocar...
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
  • Menstruação
    Candidíase atrasa a menstruação?
    Muitas mulheres têm dúvidas se a candidíase atrasa a menstruação. A infecção fúngica,...
    Candidíase atrasa a menstruação?
  • Menstruação
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
    Muitas mulheres acreditam que o uso de antibiótico atrasa a menstruação. Isso porque...
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • VER TODAS >