Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Sex Education: 3 momentos da série que nos ensina o que é sororidade

Sex Education: 3 momentos da série que nos ensina o que é sororidade

A série “Sex Education”, produzida pela Netflix, estreou a segunda temporada em 2020 e confirma, cada vez mais, que é preciso dialogar sobre feminismo e sororidade para mudar a sociedade. A produção criada por Laure Munn ficou conhecida pela forma leve e divertida usada para tratar temas que sempre fazem parte do dia a dia dos adolescentes: sexualidade, assédio, machismo, relacionamentos, entre outros. Embora a série britânica abra um diálogo natural sobre diversas questões relevantes para sociedade, a sororidade feminina é o foco da 2ª temporada.

 

Veja também: 7 ensinamentos sobre a série Sex Education que podem servir para a vida


Atenção: contém spoilers!

 

Desde a estreia da 2ª temporada, a história da personagem Aimee, interpretada pela atriz Aimee Lou Wood, foi o ponto alto dos novos episódios e levantou um debate muito importante. Mas, para contextualizar, vamos precisar dar alguns spoilers: Aimee sofre um assédio sexual dentro do ônibus a caminho da escola. Sem saber, de fato, que aquilo era um caso de assédio, inicialmente a personagem não se preocupa muito em denunciar o ocorrido. Porém, a consequência do trauma aparece em seguida. Aimee não consegue mais entrar no transporte público sozinha e acaba caminhando horas até a escola. 

 

Após finalmente conseguir compartilhar o caso de assédio com outras meninas da classe, ela encontra uma rede de apoio muito forte no grupo feminina, que, no dia seguinte, encontra uma solução para ajudá-la. A sequência de cenas do 7° episódio é uma das mais bonitas e emocionante de todo o seriado. Naturalmente, gerou uma repercussão muito positiva na internet, levantando debates sobre o que é sororidade e a importância de praticá-la todos os dias. No entanto, essa não é a única vez em que o seriado reforça a união entre as mulheres. Por isso, nós reunimos 4 momentos marcantes em “Sex Education” que nos mostram como a sororidade pode transformar a forma como nos relacionamos e tratamos umas às outras. 

 

1) Quando a Maeve explica para Aimee o que é assédio e por que ela deve denunciar

 

É importante mostrar para outras mulheres que certas situações não são normais. Quando Aimee sofre assédio no ônibus, à princípio, ela não entende muito a gravidade do ocorrido. Coube a Maeve explicar que ela foi vítima de assédio e convencer a amiga a fazer uma denúncia na delegacia. As duas, então, vão para a polícia fazer a denúncia e Aimee tenta diminuir os fatos, alegando que está tudo bem com ela e que não quer seguir em frente com a denúncia. No entanto, Maeve faz questão de explicar para ela que aquela situação era absurda e que não podia ser normalizada, deixando claro para Aimee por que que não está tudo bem. 

 

Nesta parte da série, nós percebemos que sororidade envolve empoderar outras mulheres. Crescemos em uma sociedade que ainda normaliza situações de opressão. Que faz as mulheres se sentirem culpadas quando são assediadas ou estão em uma posição de desigualdade. Por isso, é natural que algumas mulheres demorem a se reconhecer em uma situação de assédio sexual, moral ou abuso psicológico. O mais importante é ter cautela para entender que cada uma tem seu próprio tempo e nós estamos juntas no mesmo processo de desconstrução. 

 

2) Quando meninas completamente diferentes se unem para ajudar a Aimee

 

O núcleo feminino de “Sex Education” é bem diverso e traz meninas com diferentes personalidades e estilos. Nem todas se conhecem ou são amigas, algumas, inclusive, possuem conflitos. Mas as diferenças não impedem que Maeve, Ola, Lily, Olivia e Viv se juntem para ajudar Aimee a entrar no ônibus para enfrentar o trauma que o assédio deixou como memória. A cena é cheia de simbologia e resume o que sororidade significa: a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo. É enxergar quem está próxima como uma companheira e não rival e estender a mão sempre que necessário. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sex Education (@sexeducation) em

 

3) Quando Maeve ajuda Ruby e evita que ela seja exposta publicamente

 

Sororidade é se colocar no lugar de outra pessoa, mesmo não passando pelo que ela passou. Uma das cenas mais icônicas de “Sex Education” ficou conhecida pela frase “it’s my vagina”. Nela, todas as meninas do auditório assumem  o papel de vítima de revenge porn - quando a privacidade de alguém é exposta publicamente por uma vingança. O que nós vemos é uma sequência de mulheres se colocando  no lugar de outra pessoa que elas nem sequer sabem que é, mesmo sem ter passado pela mesma situação. 

 

A sororidade é exatamente sobre se colocar no lugar de outra mulher e dar coro a sua voz, mesmo que aquela não seja a sua vivência. É olhar para o todo, não apenas para si. Muitas mulheres são vítimas de assédio,  exposição indevida, violência física, emocional ou sexual, enquanto outras não. Mulheres pobres sofrem mais do que as ricas. As negras têm muito mais chances de serem discriminadas do que as brancas. Em alguns países, ser mulheres é mais difícil do que em outros. Há diferentes tipos de opressões e cabe a nós unirmos forças para derrubá-las. 

 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • VOCÊ SABIA?
    6 coisas que você precisa saber antes de viajar com seus amigos
    Fazer uma viagem acompanhada de amigos é uma das melhores coisas da vida! Se divertir, pa..
  • VOCÊ SABIA?
    4 coisas que passam pela sua cabeça antes de chegar ao primeiro encontro
    Por mais que a gente seja confiante, o primeiro encontro com o carinha interessante sempre..
  • VOCÊ SABIA?
    Vai passar o dia na praia? Veja o que levar na bolsa!
    No verão, tudo o que a gente mais quer é relaxar, se divertir e ficar com aquele bronzea..
  • VOCÊ SABIA?
    4 pensamentos que já passaram pela sua cabeça antes de uma viagem à praia
    Pode ser um fim de semana ou o mês inteiro, mas toda viagem nos traz algumas preocupaçõ..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >