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Sensação de cansaço e corpo “mole” são sintomas da TPM?

Sensação de cansaço e corpo “mole” são sintomas da TPM?

Nós sabemos que atravessar as barreiras da TPM não é fácil. E tudo bem você se sentir mais estressada, irritada ou até sensível durante esse período. Para muitas mulheres, esse momento é um sinônimo de uma certa loucura nos sentimentos e muitas cólicas, afinal, a TPM é a oscilação do hormônio, e isso não é frescura! Inclusive, você sabia que a medicina já conseguiu catalogar, durante o período da TPM, mais de 150 sintomas de mal-estar? Pois é, a coisa é séria mesmo! Agora, será que você sabe reconhecer outros sintomas dessa tensão pré-menstrual? Pensando nisso, a equipe do Só Delas bateu um papo com o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo Nogueira, e ele esclareceu alguns sintomas para ficarmos de olho!

 

Entenda o que provoca o cansaço acima do normal durante a TPM

 

Segundo Alexandre, a tensão pré-menstrual, conforme diz o nome, é uma reação psico-hormonal que vem junto com a queda brusca dos hormônios sexuais femininos, que antecedem o evento do sangramento menstrual. Alexandre explica também que esta queda pode ocorrer até 3 dias antes de menstruar, e esclarece que durante esta fase, a mulher percebe uma diminuição na aptidão para as coisas do dia a dia, que em parte, decorre desta ausência de hormônios sexuais femininos, da tensão de saber que passará pelo incômodo da menstruação e, principalmente, pela perda de ferro que ocorre com o sangramento menstrual. Tudo isso, portanto, causaria essa sensação de cansaço e corpo “mole” que normalmente sente-se nesse período.

 

Como reduzir os impactos da TPM no dia a dia

 

Convenhamos que ninguém quer adiar os planos por conta de um mal-estar de TPM, certo? Por conta disso, é importante que você se mantenha bem alimentada e bem hidratada durante esta fase. Opte por alimentos com melhores taxas de ferro, como as carnes e derivados. “No mundo vegetal a disponibilidade de ferro na alimentação é baixa e, portanto, se for adepta desta alimentação, a menina deve buscar apoio de nutricionista. No mais, procure manter alguma atividade física aeróbica diária, o que ajuda na manutenção de boa reserva cardiorrespiratória”, explica Alexandre. Mas lembre-se que tudo bem adiar algum compromisso ou atividade se você achar que não está legal para isso. Tão importante quanto não deixar se afetar pela TPM é também respeitar os seus limites e saber a hora de reduzir certos esforços, ok?

 

Como lidar com as variações hormonais?

 

É importante entender que essas variações hormonais são normais na vida da mulher durante todo o período em que ela menstrua, ou seja, da adolescência até à menopausa. Não há como evitar de maneira natural. O profissional explica que as pílulas anticoncepcionais e outros métodos hormonais, no entanto, são opções possíveis em que se interrompe o ciclo hormonal natural da mulher e, consequentemente, alteram e suprimem essa variação hormonal. “Tais métodos só devem ser usados após conversa com o seu médico a fim de evitar riscos e uso abusivo e/ou errado das medicações”, indica.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alexandre Pupo Nogueira - ginecologista e obstetra membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, é também mastologista e Membro Titular do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio Libanês
CRM-SP: 84.414

 

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