Secreção vaginal: 3 coisas que você precisa saber sobre isso
Secreção vaginal: 3 coisas que você precisa saber sobre isso
PRODUTO Relacionado

1. Secreção vaginal estimula a lubrificação feminina
A secreção vaginal está completamente ligada à lubrificação feminina e ao estímulo sexual. Ele auxilia a glândula de Bartholin a lubrificar a vagina durante a relação sexual. Esse processo facilita a penetração e evita dor e traumas durante o sexo, além de ser uma uma resposta de excitação do corpo.
2. Secreção vaginal indica o período fértil e facilita o caminho dos espermatozóides
Como o período fértil é o momento ideal para engravidar, o corpo feminino começa a agir de forma que facilite a fecundação. A secreção vaginal mais fina e fluida facilita o caminho dos espermatozóides no canal vaginal até o encontro do óvulo. Por isso, nesse período, ela fica muito mais volumosa e com uma textura meio escorregadia. Algumas mulheres inclusive usam o método de análise do muco cervical como método contraceptivo natural, a partir da análise das suas características e quantidade. Dessa forma, ela fica sabendo quando corre mais risco de ficar grávida.
3. Secreção vaginal cria uma barreira de proteção contra infecções
A vagina é povoada por uma série de microorganismos conhecida como flora vaginal. Com o auxílio do muco cervical, ela forma uma barreira de defesa natural do organismo, evitando a invasão de agentes nocivos, como fungos e bactérias. É por esse motivo que durante a menstruação o muco cervical fica mais espesso, para evitar que a mulher contraia algum tipo de infecção. A região íntima fica muita mais sensível e vulnerável no período menstrual, e quanto mais denso a secreção for, mais difícil fica o caminho de agentes externos no canal vaginal, inclusive para os espermatozóides.
Diferenças entre secreção vaginal e corrimento
A secreção vaginal pode mudar de volume e espessura durante o ciclo menstrual, mas a sua aparência é sempre transparente, elástica, sem cheiro forte e sem cor, parecida com a clara de ovo. Ao secar na calcinha, ela adquire uma cor mais amarelada parecendo uma casquinha.
Já o corrimento é uma secreção causada por uma infecção vaginal, alteração no pH ou desequilíbrio da flora vaginal. Ele vem acompanhado de outros sintomas como mau cheiro, ardência ou coceira. Se você perceber a presença de um fluido espesso com tom mais amarelado ou esverdeado, é preciso ficar em alerta. Corrimento não é saudável e precisa ser investigado e tratado.
PRODUTOS Relacionado




