Saúde íntima: infográfico mostra 5 cuidados que você deve ter no inverno
Saúde íntima: infográfico mostra 5 cuidados que você deve ter no inverno
1) Faça uma boa higiene durante o banho
Se estiver muito frio, você não precisa lavar o cabelo, mas a higiene da região íntima é indispensável! Manter essa área limpa ajuda a diminuir a quantidade de bactérias e fungos causadores de infecções vaginais como a vaginose ou a candidíase. A recomendação dos ginecologistas é que a higiene seja feita pelo menos uma vez ao dia. Outras indicações incluem usar sabonetes líquidos neutros e ginecologicamente testados, evitar a limpeza excessiva e interna da vagina para não ressecar a região e priorizar a limpeza da vulva, virilhas e dobrinhas da área externa da vagina.
2) Beba mais água para prevenir infecção urinária
Naturalmente, o frio faz com que nos sentimos com menos sede. Isso cria uma tendência de não se hidratar tanto durante o inverno. A água, contudo, é importantíssima para garantir um bom funcionamento do nosso organismo, estimulando a circulação de sangue. Além disso, manter-se sempre hidratada é uma das principais formas de prevenção da infecção urinária - uma patologia caracterizada pela dor ao urinar. Por isso não se esqueça de andar com a sua própria garrafinha d’água e, sempre que puder, enchê-la.
3) Use roupas que não abafem a região vaginal
Em cidades que fazem muito frios é difícil de usar saias ou vestidos durante o inverno. Acontece que essas peças de roupa são consideradas boas aliadas da saúde íntima, já que não abafam a região e ajuda na prevenção de infecções vaginais como a candidíase. O clima frio, no entanto, pede o uso frequente de calças mais quentinhas. Não há problema com isso, desde que as escolhas de look do dia sejam variadas. Evite usar calças jeans no modelo skinny com muita frequência, pois tendem a ser mais apertadas e aumentar a transpiração íntima. Prefira as de tecidos mais leves e que permitam boa circulação de ar.
4) Prefira calcinhas de algodão para uso diário
A calcinha é a peça que está sempre em contato direto a região íntima. Por isso, a escolha de um material que não prejudique a saúde vaginal é fundamental. De acordo com os especialistas, os tecidos sintéticos como microfibras e elastano são comuns devido ao preço mais acessível, porém, não fazem um bom trabalho pela genitália feminina. Eles abafam mais, aumentam a transpiração e não têm boa absorção da umidade, o que, além de deixar as mulheres desconfortáveis com a sensação úmida, ainda favorece o crescimento de microrganismos que causam infecções vaginais. A preferência deve ser por calcinhas de algodão, tecido natural e com boa absorção.
5) Na hora de dormir, use roupas mais leves
É normal usar camadas de roupas no inverno e escolher as peças mais robustas para manter o corpo quentinho, como os tecidos flanelados. Mas procure sempre deixar que a região íntima possa respirar à vontade. Uma boa solução para isso é usar peças mais leves do que as que você tem usado durante o dia na hora de dormir. Pijamas larguinhos e de tecidos com boa circulação de ar podem ser uma boa substituição para o moletom.
PRODUTOS Relacionados



