Sangue escuro no final da menstruação é normal?
Sangue escuro no final da menstruação é normal?
A cor do sangue da menstruação é vermelho vivo
Normalmente, a cor considerada saudável para o sangue da menstruação é aquele vermelho vivo. Apesar disso, como cada organismo funciona na sua própria maneira, pode acontecer do sangue da menstruação vir em um tom um pouco diferente desse, mas sempre variando do vermelho ao vinho. Quando a cor vier completamente diferente das citadas, é importante consultar um ginecologista.
A menstruação amarela, por exemplo, indica a presença de algum problema genital. Por isso, a especialista recomenda que todas as meninas mantenham sua consulta com o profissional regular. “Pelo menos uma vez ao ano toda mulher deve passar no seu ginecologista, a fim de conhecer melhor seu próprio corpo e não deixar nada passar”, indica ela.
Sangue escuro no final da menstruação é normal, sim
Mas e aquele sangue escuro, quase marrom? Ele é normal também! Acontece que a menstruação significa a descamação do endométrio, uma camada de células do útero. Mas, conforme os dias de menstruação se passam, o endométrio fica cada vez menor, principalmente nas meninas que têm um fluxo leve. “Nos últimos dias, como tem pouco o que ‘descamar’ o fluxo é menor. Com isso, o sangue fica mais escuro por demorar mais para sair de dentro da vagina, mudando sua coloração para mais escura”, explica a ginecologista.
Quando que a menstruação escura pode ser sinal de alerta?
Como vimos, a menstruação escura sempre indica que a quantidade de sangue é pequena. Por isso, o mais comum é encontrar essa tonalidade durante os primeiros dias do período menstrual ou bem no finalzinho. Segundo a médica, existem mulheres que passam a vida inteira com a menstruação "borra de café", com essa cor e o quadro completamente saudável. Mas quando o sangramento escuro aparecer fora do período menstrual, longe daqueles 5 ou mais dias de sangramento, é hora de investigar o que está acontecendo. Se esse for o seu caso, uma visita ao ginecologista é bem válida para checar se está tudo certo.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Carolina Arrabal - Ginecologista e obstetra, terapia hormonal e rejuvenescimento Íntimo
CRM: 113632
Instagram: @dra.carolinaarrabal



