Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Sangramento fora do período menstrual pode ser gravidez?

Sangramento fora do período menstrual pode ser gravidez?

Sangramento fora do período menstrual é sempre um sinal de alerta. Em alguns casos, o fluxo pode ser um dos primeiros indícios de gravidez, principalmente quando ocorre no meio do ciclo ou alguns dias após o período fértil. Contudo, para confirmar ou descartar a suspeita, o ideal é esperar até a data prevista para a chegada da menstruação e, caso haja atraso, fazer um exame de sangue ou teste de farmácia.

 

É importante reforçar que sangramentos entre as menstruações também podem ocorrer devido outras causas, como uso de anticoncepcionais hormonais, infecções na região íntima e problemas físicos nos órgãos do sistema reprodutor. Por isso, todo fluxo sanguíneo anormal em mulheres em fase reprodutiva merece uma investigação ginecológica, sobretudo quando acompanhado de sintomas como cólica, dores pélvicas e abdominais e volume intenso. 

 

Entenda melhor sobre porque sangramento fora do período menstrual pode ser gravidez e como identificar outras irregularidades. 


 

Sangramento fora do período menstrual pode ser gravidez?

 

Algumas mulheres podem apresentar um leve sangramento cerca de 1 a 4 semanas após a fecundação. Isso acontece devido a implantação do embrião no endométrio, tecido que reveste o útero internamente. Esse processo é conhecido como nidação e marca um dos estágios iniciais da gravidez. No entanto, nem todas as mulheres o apresentam, ou seja, não chega a ser uma regra. 

 

O sangramento de nidação possui uma coloração mais escura, semelhante a menstruação borra de café. O fluxo também pode surgir com uma tonalidade rosada ou até mesmo vermelha. A principal diferença em comparação com a menstruação comum está na sua volumetria. O sangramento de nidação é mais leve e tem uma duração que varia de poucas horas até cerca de 3 dias. 

 

 

Sangramento fora do período menstrual tomando anticoncepcional é comum nos primeiros meses de medicação

 

Quem faz uso de métodos contraceptivos hormonais também pode acabar lidando com sangramento fora do período menstrual. Nesse caso em específico, a suspeita de gravidez acaba sendo descartada, pois é provável que o fluxo seja apenas um efeito colateral da medicação, especialmente durante os primeiros meses de uso. Esse tipo de sangramento é popularmente conhecido como sangramento de escape, ou spotting, sendo mais frequente nos métodos formulados apenas com progesterona, como a minipílula, DIU hormonal e a injeção trimestral. Quando o escape continua por mais de três meses ou aparece após um bom tempo de uso do anticoncepcional,  isso pode ser um indício de que o contraceptivo já não é mais tão adequado e precisa ser trocado por outro. 

 

O sangramento de escape também pode acontecer em caso de uso inadequado da pílula. Quando se deixa de tomar um comprimido por dia ou a ingestão não é feita nos mesmos horários, os níveis hormonais da medicação no corpo ficam desregulados, dando origem a sangramentos inesperados. Além do escape, a má administração da pílula pode causar falha do método e aumentar os riscos de gravidez. 

 

 

Sangramento fora do período menstrual pode ser sintoma de problemas físicos ou infecções íntimas

 

Alterações físicas no sistema reprodutor e infecções na região íntima são outras possíveis causas de sangramento fora do período menstrual. Os quadros mais comuns são a presença de miomas, pólipos, lesões e inflamações no colo do útero e IST 's (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Já a Doença Inflamatória Pélvica (DIP) ocorre quando certos tipos de infecções não são tratadas de forma adequada, evoluindo para uma inflamação local. Os principais sintomas da DIP são sangramentos irregulares, dor abdominal inferior, e febre. 

 

Todos os problemas citados são casos que exigem acompanhamento médico. Uma vez que a gravidez não é confirmada, qualquer episódio de sangramento anormal deve ser investigado com rigor por um ginecologista. Não deixe de ficar atenta a qualquer irregularidade no ciclo e procure um profissional sempre que observar manchas ou fluxo sanguíneo fora do período menstrual. 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Esqueci de tomar anticoncepcional 2 dias. O que devo fazer?
    “Esqueci de tomar anticoncepcional 2 dias e agora?”. Se você compartilha dessa dúvida,...
    Esqueci de tomar anticoncepcional 2 dias. O que devo fazer?
  • SE CUIDA!
    Lubrificação feminina é essencial na hora do sexo
    A lubrificação feminina é um fluido produzido pela vagina como resposta à excitação...
    Lubrificação feminina é essencial na hora do sexo
  • Quiz
    QUIZ : Você sabe o que é mito e o que é verdade sobre a saúde íntima feminina?
    Saber como cuidar da saúde íntima feminina faz toda a diferença na prevenção de incômodos...
    QUIZ : Você sabe o que é mito e o que é verdade sobre a saúde íntima feminina?
  • SE CUIDA!
    Veja 5 benefícios de rebolar a pelve
    Os benefícios de dançar rebolando vão muito além da diversão! A circundução da pelve (...
    Veja 5 benefícios de rebolar a pelve
  • VER TODAS >