Sangramento fora do período menstrual pode ser gravidez?
Sangramento fora do período menstrual pode ser gravidez?
É importante reforçar que sangramentos entre as menstruações também podem ocorrer devido outras causas, como uso de anticoncepcionais hormonais, infecções na região íntima e problemas físicos nos órgãos do sistema reprodutor. Por isso, todo fluxo sanguíneo anormal em mulheres em fase reprodutiva merece uma investigação ginecológica, sobretudo quando acompanhado de sintomas como cólica, dores pélvicas e abdominais e volume intenso.
Entenda melhor sobre porque sangramento fora do período menstrual pode ser gravidez e como identificar outras irregularidades.
Sangramento fora do período menstrual pode ser gravidez?
Algumas mulheres podem apresentar um leve sangramento cerca de 1 a 4 semanas após a fecundação. Isso acontece devido a implantação do embrião no endométrio, tecido que reveste o útero internamente. Esse processo é conhecido como nidação e marca um dos estágios iniciais da gravidez. No entanto, nem todas as mulheres o apresentam, ou seja, não chega a ser uma regra.
O sangramento de nidação possui uma coloração mais escura, semelhante a menstruação borra de café. O fluxo também pode surgir com uma tonalidade rosada ou até mesmo vermelha. A principal diferença em comparação com a menstruação comum está na sua volumetria. O sangramento de nidação é mais leve e tem uma duração que varia de poucas horas até cerca de 3 dias.
Sangramento fora do período menstrual tomando anticoncepcional é comum nos primeiros meses de medicação
Quem faz uso de métodos contraceptivos hormonais também pode acabar lidando com sangramento fora do período menstrual. Nesse caso em específico, a suspeita de gravidez acaba sendo descartada, pois é provável que o fluxo seja apenas um efeito colateral da medicação, especialmente durante os primeiros meses de uso. Esse tipo de sangramento é popularmente conhecido como sangramento de escape, ou spotting, sendo mais frequente nos métodos formulados apenas com progesterona, como a minipílula, DIU hormonal e a injeção trimestral. Quando o escape continua por mais de três meses ou aparece após um bom tempo de uso do anticoncepcional, isso pode ser um indício de que o contraceptivo já não é mais tão adequado e precisa ser trocado por outro.
O sangramento de escape também pode acontecer em caso de uso inadequado da pílula. Quando se deixa de tomar um comprimido por dia ou a ingestão não é feita nos mesmos horários, os níveis hormonais da medicação no corpo ficam desregulados, dando origem a sangramentos inesperados. Além do escape, a má administração da pílula pode causar falha do método e aumentar os riscos de gravidez.
Sangramento fora do período menstrual pode ser sintoma de problemas físicos ou infecções íntimas
Alterações físicas no sistema reprodutor e infecções na região íntima são outras possíveis causas de sangramento fora do período menstrual. Os quadros mais comuns são a presença de miomas, pólipos, lesões e inflamações no colo do útero e IST 's (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Já a Doença Inflamatória Pélvica (DIP) ocorre quando certos tipos de infecções não são tratadas de forma adequada, evoluindo para uma inflamação local. Os principais sintomas da DIP são sangramentos irregulares, dor abdominal inferior, e febre.
Todos os problemas citados são casos que exigem acompanhamento médico. Uma vez que a gravidez não é confirmada, qualquer episódio de sangramento anormal deve ser investigado com rigor por um ginecologista. Não deixe de ficar atenta a qualquer irregularidade no ciclo e procure um profissional sempre que observar manchas ou fluxo sanguíneo fora do período menstrual.
PRODUTOS Relacionados



