Sangramento fora do período menstrual com odor: o que pode ser?
Sangramento fora do período menstrual com odor: o que pode ser?
PRODUTO Relacionado

O sangramento fora do período menstrual com mau cheiro também pode vir acompanhado de outros sintomas como coceira vaginal e ardência durante o sexo ou ao urinar. Não deixe de procurar um médico mesmo que você só tenha notado a alteração uma única vez. Confira possíveis causas para o sangramento fora do período menstrual e odor e como tratar o problema.
Sangramento fora do período menstrual com odor pode ser um sinal de IST
Ter sangramento fora do período menstrual com mau cheiro, normalmente, está associado a Infecções Sexualmente Transmissíveis. As mais comuns são a gonorreia e clamídia, duas infecções que, além de provocarem fluxo com cheiro desagradável, também manifestam outros sintomas. São eles: corrimento amarelado, dor ao urinar, odor na região íntima, sensação de pressão na região pélvica e sangramento durante a após as relações sexuais. A gonorreia ainda pode causar coceira vaginal.
Portanto, fique atenta a qualquer sinal de sangramento com odor e aos sintomas associados. Saiba mais sobre a gonorreia e a clamídia abaixo.
Gonorreia: a gonorreia é uma IST provocada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae e acomete tanto homens como mulheres. Seus principais sintomas são corrimento vaginal amarelado e com mau cheiro, dor e ardência ao urinar, sangramento fora do período menstrual e após o sexo e dores abdominais e pélvica. O tratamento da gonorreia é feito com o uso de antibióticos.
Clamídia: provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis e também infecta homens e mulheres. A infecção é transmitida por meio do sexo (vaginal, anal ou oral) sem camisinha e tem como sintoma, além do corrimento com sangue e odor, dor ao urinar e sensação de queimação, incômodo durante as relações sexuais e dor no baixo ventre. Seu tratamento é feito com antibióticos.
A melhor forma de evitar infecções transmitidas via sexual é utilizar a camisinha (feminina ou masculina) em todas as relações sexuais.
Infecções vaginais e inflamações no colo do útero podem provocar sangramentos com odor
Infecções vaginais não costumam provocar sangramento vaginal. No entanto, em alguns casos, dependendo do grau, a enfermidade pode causar a saída de corrimento com sangue e com mau cheiro. É o caso da vaginose bacteriana, uma infecção ocasionada por bactérias que levam a um desequilíbrio na flora vaginal.
O sangramento com cheiro desagradável da vaginose é mais comum durante a menstruação, pois é nesta época que a ação das bactérias aumenta. Entretanto, quando a infecção está em grau elevado, ela pode acabar provocando vulvovaginite, uma inflamação simultânea na vulva e na vagina que pode causar leve sangramentos. Ao se misturar com a secreção vaginal infectada, dá origem a um corrimento com sangue e cheiro fétido, mesmo quando a pessoa não está menstruada.
Por fim, a presença de lesões no colo do útero podem ocasionar pequenos sangramentos que dão origem a corrimento marrom com sangue. Em alguns casos, o fluxo possui cheiro desagradavel devido a inflamação. O quadro também costuma causar sangramento após a relação sexual e dores na região pélvica.
Sangramento fora do período menstrual e odor: como tratar?
Qualquer tipo de sangramento fora do período menstrual deve ser investigado, independente se for acompanhado de mau cheiro ou não. O primeiro passo é buscar orientação médica o mais rápido possível para a realização de exames de diagnóstico. O ginecologista pode solicitar um teste papanicolau/preventivo, a fim de colher uma amostra do fluxo e das células da região íntima e encaminhar para análise. Uma vez que o resultado for confirmado, o tratamento será direcionado a causa do problema.
-
Infecções vaginais e IST são tratadas com uso de antibióticos, que podem ser indicados via oral ou local. É importante que além da mulher também sejam incluídos no tratamento seus parceiros, pois há grande chance de que eles estejam infectados.
-
Lesões e inflamações no colo do útero são tratadas com medicamentos ou pomadas ginecológicas que buscam cicatrizar a enfermidade.
Não deixe de consultar um ginecologista a qualquer sinal de sangramento fora do período menstrual com odor.
PRODUTOS Relacionado



