Sangramento escuro e pouco pode ser gravidez?
Sangramento escuro e pouco pode ser gravidez?
Sangramento escuro e pouco pode ser gravidez?
Se a mulher é sexualmente ativa, não faz uso de anticoncepcional hormonal e teve um sangramento escuro e pouco no meio do ciclo menstrual, a gravidez é sim uma possibilidade. “Na gravidez inicial pode ter um sangramento quando embrião está se implantando no útero, o que é comum e não traduz nenhum problema”, explica a ginecologista. Chamado de sangramento de nidação, ele acontece ainda no início da gestação e indica a fixação do embrião no útero.
De acordo com a profissional, esse sangramento ainda pode estar relacionado à gravidez, mas de outras formas. “O sangramento pode ser por abortamento ou ameaça de abortamento, também pode ser quando o embrião se implanta fora do útero”, indica ela. Por isso, é importante realizar um teste de gravidez e se consultar com um ginecologista para se certificar de que não há nada de errado com sua saúde.
Sangramento marrom e pouco é normal durante a menstruação
Quando se tem uma menstruação com a coloração mais escura e um fluxo menor que o normal, o quadro costuma estar dentro da normalidade. Acontece que todas as mulheres têm um volume de sangramento que precisa ser descartado durante a menstruação. O sangue passa a ficar mais escura quando esse processo demora um pouco mais a acontecer, fazendo com que o fluxo fique mais leve e o período menstrual um pouco mais longo - chegando até 7 dias. Dessa forma, o sangue ficou mais escuro porque demorou um pouco mais para se exteriorizar. É importante, contudo, deixar claro que esse quadro acontece somente durante o período menstrual. Quando o sangramento é entre uma menstruação e outra, as causa são outras.
Doenças que podem causar o sangramento escuro
Qualquer sangramento pode se tornar marrom, de acordo com a profissional - basta o fluído ficar muito tempo no organismo que a coloração se altera. Por isso, quando temos esse sintoma, as suspeitas são as mesmas de qualquer outro sangramento fora do período menstrual. “Todas as causas de sangramento anormal podem levar ao sangramento escuro, como miomas, pólipos, câncer, infecção ou adenomiose”, lista ela. Todos esses quadros representam casos sérios em que o acompanhamento médico é indispensável. Em todos casos de sangramento anormal, é preciso procurar o ginecologista.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 52.90682-4



