Sangramento de escape: como parar?
Sangramento de escape: como parar?
O Só Delas conversou com a ginecologista Mariana Conforto sobre o que fazer ao notar o escape de sangue fora do período menstrual e como cessar o incômodo. Entenda!
Como parar o sangramento de escape: consulta com ginecologista é o primeiro passo
Segundo a doutora Mariana, todas e quaisquer medidas devem ser tomadas com auxílio e supervisão adequada do ginecologista. Antes de agendar uma consulta, o primeiro passo é se certificar de que o episódio realmente representa um escape menstrual.
A médica explica que o sangramento de escape é um sangramento do tipo borra de café (ou até mesmo mais avermelhado) de discreta a leve intensidade. Observe as características do sangramento e o momento do mês em que ele acontece. Caso seja próximo à data prevista para a menstruação, o sangue pode se tratar, na verdade, do primeiro fluxo do período menstrual (que tende a vir significativamente mais leve).
Uma vez confirmado o escape menstrual, está na hora de buscar uma avaliação médica individualizada. “Os escapes acontecem, principalmente, quando a paciente está em algum tratamento de contracepção hormonal. Essa é a causa mais frequente, devido à atrofia endometrial causada pelo uso de hormônios”, esclarece a médica, se referindo à diminuição do endométrio - que é o tecido intrauterino conhecido por se descamar e dar origem à menstruação - como resultado das doses hormonais artificiais do contraceptivo.
Tratamento para parar o sangramento de escape pode incluir troca de anticoncepcional ou uso de outros medicamentos
O(a) médico pode recomendar a administração de alguns medicamentos para interromper o escape menstrual. “Temos algumas medicações que auxiliam no tratamento, como anti-inflamatórios, anti-hemorrágicos e, às vezes, até mesmo a pausa do contraceptivo”, orienta a ginecologista.
Lembrando que a automedicação é contraindicada. “Todo sangramento anormal deve ser investigado. Podem ter várias causas, como miomas, pólipos e até mesmo inflamações. Portanto, [para parar o escape menstrual] o correto é marcar uma avaliação com ginecologista”, alerta a profissional.
Caso o escape aconteça após a menopausa ou venha acompanhado de outros sintomas, como fluxo menstrual aumentado, dores e/ou odores anormais, recomenda-se buscar um diagnóstico médico o quanto antes.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Mariana Conforto - Ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 5296454-9



