Sangramento após relação sexual: o que pode ser?
Sangramento após relação sexual: o que pode ser?
Conheça 5 causas que podem levar ao sangramento depois do sexo e como elas podem ser resolvidas
1) Baixa lubrificação
A lubrificação vaginal é a maior aliada das mulheres durante o sexo, já que ela está ligada à manutenção do prazer durante a relação sexual e facilita o momento da penetração. Nos casos de secura vaginal, a relação sexual pode causar dor e sangramento por conta do atrito do pênis com a vagina ou até mesmo por alguma irritação ou ferida causada pela falta de lubrificação. Para resolver o problema, os ginecologistas indicam o uso de creme ou gel vaginal para aumentar a lubrificação.
2) Ectopia cervical
Ectopia cervical é uma ferida no colo do útero que pode ter diversas causas, como: alergias, infecções, irritação e até mesmo por questões hormonais. Também conhecida como ectopia papilar, seus sintomas incluem corrimento, cólicas e sangramento, principalmente após o sexo. Isso pode acontecer porque durante a penetração o pênis pode friccionar a ferida e causar mais irritação. O tratamento inclui o uso de cremes ou remédios cicatrizantes para secar as feridas e combater possíveis infecções.
Veja também: Aparelho reprodutor feminino e menstruação: veja como ela acontece dentro do seu corpo
3) DSTs ou infecção vaginal
As DSTs são doenças transmitidas pelo contato sexual e em alguns casos podem causar algum tipo de sangramento vaginal, principalmente por causa de inflamação das paredes da vagina. Nos casos de herpes genital e sífilis, os sintomas mais comuns são: feridas, corrimento, ardência, coceira e até mau cheiro. Já nos casos de infecção vaginal, como a candidíase, é possível ter um sangramento após da relação sexual, já que a região íntima está mais sensível e irritada.
4) Pólipos no colo do útero ou vaginal
Pólipos são o acúmulo de tecido em alguma parte do corpo dando origem a pequenos carocinhos benignos. Quando eles estão presentes no colo do útero ou na parede da vagina, eles podem causar sangramento após a relação sexual devido a fricção com o pênis. Por serem bastante vascularizados, os pólipos sangram com facilidade. Os pólipos não são graves, mas dependendo do tamanho e o desconforto que causam, o tratamento pode ser feito por meio de uma pequena cirurgia para remoção.
5) Sexo intenso
Sangramento depois do sexo pode indicar algum problema grave na região íntima, mas também pode ser apenas um sinal de que a relação sexual está muito intensa. Em alguns casos, durante a penetração, o atrito entre o pênis e a vagina pode acabar machucando a mulher. Aliás, a vagina é um órgão super sensível e por isso é fundamental que a mulher se sinta mais relaxada e confortável durante todo ato sexual. Por isso, não tenha medo ou vergonha de pedir para seu parceiro ir mais devagar ou com mais calma. Seu bem estar sempre em primeiro lugar.
PRODUTOS Relacionados



