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Saiba quais são os alimentos que ajudam a reduzir a cólica menstrual

Saiba quais são os alimentos que ajudam a reduzir a cólica menstrual

Você está para ficar menstruada e aquela dorzinha que já é uma velha conhecida começa a aparecer. Quando o corpo percebe que não há gravidez, o tecido preparado para receber o bebê precisa ser eliminado, e o útero começa a se contrair, o que causa as famosas cólicas. Algumas sortudas sentem menos que outras, mas toda mulher passa por esse incômodo pelo menos alguma vez. Ninguém merece, né? Para amenizar essa situação, algumas dicas podem ser adotadas, entre elas cuidados com a alimentação. Confira algumas dicas de alimentos indicados pela nutricionista Carla Cotta para esse momento!


 

Alimentação adequada pode ajudar a reduzir a cólica menstrual

 

Segundo a nutricionista, manjericão e chá de orégano fresco podem ser úteis nessa situação. Alimentos com propriedades anti-inflamatórias também podem auxiliar muito! Entre eles estão os peixes ricos em ômega 3, como sardinhas e atum, além de óleo de linhaça prensado a frio. “A cúrcuma como tempero pode ajudar também com propriedade anti-inflamatória”, ela dá a dica. Linhaça, chia e gergelim são algumas sementes também ricas em ômega 3. Alimentos ricos em magnésio, como vegetais verde escuros, são outras boas opções. A profissional explica que eles são vasodilatadores e diminuem a irritabilidade.

 

Por outro lado, certos alimentos devem ser evitados

 

Durante o período menstrual, alguns alimentos podem fazer com que as cólicas piorem. “Industrializados ou alimentos que por algum motivo sejam pouco tolerados de acordo com a individualidade de cada uma devem ser evitados”, alerta a nutricionista. Então nada de atacar o pacote de salgadinho nesse momento, viu?

 

Chocolate: aliado ou inimigo?

 

Grande desejo das mulheres principalmente durante esse período, o chocolate, afinal, ajuda a aliviar os sintomas ou piora? “Depende dos ingredientes do chocolate”, responde. “Se contiver ingredientes naturais, cacau de boa procedência e manteiga de cacau, é bom.” A explicação é que o cacau contém flavonóides, magnésio e antioxidantes que podem ser úteis no processo de alívio da TPM.

 

Dicas de alimentação para passar o período menstrual da melhor forma!

 

Para completar, a nutricionista deixou uma séria de dicas para você seguir e amenizar as dores da menstruação! Nesse período, é ideal investir em alimentos integrais como feijões e arroz integral, ou raízes, como batata doce ou inhame. Alimentos ricos em vitamina E, como abacate e azeite, um potente antioxidante, também devem ser consumidos.

 

Os peixes são também aliados nessas horas, mas é aconselhado preferir os ricos em gorduras boas e com característica menos inflamatórias, como os com ômega 3. Preferir alimentação com pouco sal, para evitar retenção de líquido e inchaço, é outra dica valiosa!

 

O óleo de borrage também ajuda a minimizar os sintomas da TPM. “Ele pode ser suplementado individualmente e realmente é capaz de auxiliar no tratamento”, explica. A salsinha é um dos temperos mais indicados para prevenir inchaço e retenção de líquido, e ela pode ser usada como tempero e também em sucos!

 

Crédito: Dra. Carla Cotta, Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional

CRN: 02100097

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