Sabonete líquido x em barra: qual o tipo ideal para a higienização feminina?
Sabonete líquido x em barra: qual o tipo ideal para a higienização feminina?
1) Qual é o melhor sabonete para a higienizar a vagina: líquido ou em barra?
Segundo a ginecologista, o sabonete líquido íntimo é o mais indicado por ter o pH mais próximo da vagina (neutro ou pouco ácido) e ser mais higiênico, já que não terá contato com o corpo de outras pessoas. Para as mulheres que ainda usam sabonetes em barra comum, a médica recomenda os mais puros: “Nesse caso, o ideal é que ele seja sem cor, sem agentes hidratantes e pouco perfumado. O mais simples possível para diminuir o risco de alergias”.
3) Como deve ser a lavagem correta da vagina?
Para facilitar o entendimento, Bárbara começou explicando a anatomia da genitália: “A vagina é a parte interna e ela não deve ser lavada. O que devemos lavar durante o banho são os genitais externos, ou seja, a vulva, que inclui os grandes lábios, pequenos lábios, clítoris, e introito vaginal (entrada da vagina), além da região perianal e púbis, onde se localizam os pelos”, diz.
Segundo a médica, essa limpeza precisa ser equilibrada, já que feita em excesso ou poucas vezes pode causar problemas. “É preciso encontrar equilíbrio, lembrando que nossa região íntima tem mecanismos de defesa naturais que incluem pelos e glândulas que produzem uma secreção gordurosa para ser uma camada protetora”, explica, indicando que a lavagem seja feita com água fria ou morna e sabonete íntimo, de uma a três vezes ao dia, dependendo do clima.
4) O uso de papel higiênico pode fazer mal à saúde da vagina? É preferível usar o chuveirinho?
Para a ginecologista, o papel higiênico deve ser usado somente após fazer xixi e o ideal é que ele seja suave e sem perfume. Ah! E na hora de secar a vulva, delicadeza é importante. “A secagem deve ser feita com leveza, evitando esfregar para não machucar. O movimento deve ser sempre de frente para trás, para evitar trazer bactérias da região anal para a vulva”, ensinou.
Já o chuveirinho, que parece fazer uma limpeza mais eficiente, só é indicado pela médica após a evacuação. Então já sabe, nada de usar a ducha toda hora achando que tá deixando tudo bem limpinho ;)
5) Lenços umedecidos são indicados para limpeza?
Apesar de serem uma mão na roda, Dra. Bárbara não costuma indicar o uso diário desse tipo de produto, pois podem causar alergias e outros problemas. “Podem ser usados em caso de emergência na rua ou apenas após as evacuações, para uma limpeza mais efetiva. Na vulva, não recomendo”, completa.
Dra. Bárbara Murayama
Ginecologista
CRM: 112527



