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Sabia que a alimentação pode influenciar na TPM? Descubra se o que você come ajuda ou atrapalha

Sabia que a alimentação pode influenciar na TPM? Descubra se o que você come ajuda ou atrapalha

Nosso ciclo menstrual é responsável por várias alterações hormonais ao longo do mês, principalmente o aumento da progesterona, hormônio que é produzido pelos ovários e secretado após o período de ovulação. Essa oscilação, para muitas mulheres, significa também mudanças no humor, sensibilidade, inchaço nos seios e cansaço - todos sintomas da famosa TPM. Mas tudo pode melhorar: segundo o nutricionista David Effgen, uma alimentação diferenciada no período pré-menstrual pode reduzir os efeitos. Confira a entrevista do Só Delas com o profissional!

 

A TPM pode estar ligada à falta de nutrientes no corpo
 

De acordo com o nutricionista, alguns efeitos da TPM estão diretamente ligados à perda de nutrientes - o que é muito comum nesse período -, mas uma boa alimentação pode ajudar na reposição. “Quando você faz refeições balanceadas e com os alimentos certos é possível suprir as necessidades de vitaminas e minerais. Isso diminui em até 50% os efeitos da tensão pré-menstrual”, explicou David.

 

Como seria uma boa alimentação no período pré-menstrual?
 

A dica do especialista para facilitar esses dias é priorizar a ingestão de alimentos ricos em magnésio como frutas, cereais, grãos, soja, grão de bico, pão, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre. “Eles ajudam a manter o equilíbrio celular e controlam a produção da progesterona. Assim, você tem controle dos efeitos da TPM”, explicou.

Além disso, comidinhas que aumentam a produção de serotonina no cérebro, o famoso hormônio do prazer, também são muito bem-vindas. Carne vermelha, ovo, banana, chocolate amargo em pequenas quantidades, peixe e óleo de linhaça são algumas sugestões. “Eles vão ajudar a equilibrar o humor e as dores no corpo”, ensinou o profissional, atentando também para o consumo de frutas e verduras ricas em água e nutrientes. “Abacaxi, melão e melancia diminuem o inchaço e a retenção de líquidos que causa mal-estar na mulher.”

 

Veja também:  Comer doce durante a TPM faz mal? Conheça os prós e os contras

Conheça os alimentos que ajudam a amenizar a cólica e o que é bom evitar
 

Se você lida com cólicas todo mês, a dica do nutricionista é evitar o excesso de doces, refrigerantes, café, sódio e gordura saturada durante a TPM, pois eles retêm líquido. Já os alimentos que são ricos em ácidos graxos possuem propriedades anti-inflamatórias, muito positivas para o alívio da dor. Eles são encontrados nas sementes de abóbora e de linhaça, amêndoas, nozes, abacate, peixe e azeite extravirgem.  

 

Entre outros benefícios, a ingestão de cálcio (derivados de leite como o queijo) e beber muita água ajudam a combater o inchaço e as contrações musculares, duas características muito comuns no período menstrual.  

 

Agora vai ficar fácil passar pela TPM de forma mais tranquila, né?


Dr. David Effgen 
Nutricionista 
CRN 0101032

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