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Retenção de líquidos: como reduzir o efeito de inchaço causado por alguns anticoncepcionais?

Retenção de líquidos: como reduzir o efeito de inchaço causado por alguns anticoncepcionais?

O inchaço causado por retenção de líquidos é uma das principais queixas das usuárias de pílula anticoncepcional na prevenção da gravidez. A explicação para esse efeito colateral está na combinação hormonal nela contida e para reduzir esse incômodo é necessário fazer mudanças na alimentação, nos hábitos sedentários e, se necessário, trocar o anticoncepcional. Todos esse fatores devem ser avaliados junto ao ginecologista para que a mudança seja feita de forma saudável e sem risco de causar irregularidades no ciclo menstrual. Conversamos com a nutricionista Sarina Occhipinti para saber como reduzir os efeitos da retenção de líquidos.

 

Inchaço abdominal por retenção de líquido pode ser um efeito colateral do anticoncepcional

 

De acordo com a nutricionista é comum que as pílulas anticoncepcionais tragam efeitos colaterais, como surgimento de acne, alteração no fluxo menstrual, alterações de humor, mudança no peso, inchaços e retenção de líquido. Isso acontece porque as pílulas combinadas contêm estrogênio em sua composição. “A retenção de líquidos e dificuldade na perda de peso em mulheres tem como principal causa a predominância estrogênica. Perda de libido também é muito relacionado a esse desequilíbrio hormonal”, diz Sarina.

 

Para a especialista, o inchaço causado pela retenção de líquidos não deve ser deixado de lado ou tratado como algo normal. “A retenção de líquido indica alguma alteração no organismo. Pode estar relacionado ao desequilíbrio hormonal, excesso de peso e uso de pílula, que são as principais causas de retenção hídrica”, explica.

 

Redução de sal na alimentação e exercícios físicos ajudam na retenção de líquidos

 

É possível diminuir a retenção de líquidos de várias formas, começando pela alimentação. “É interessante rever a alimentação, com diminuição do consumo de sal e também de substâncias que contenham isoflavona (como a soja e derivados), que contribuem para aumentar o nível de estrogênio”, diz a nutricionista. Além disso, a especialista diz que também é possível contar com técnicas de drenagem linfática para reverter o inchaço, além de exercícios intensos intercalados, os chamados HIITs, que fazem a pessoa transpirar e ainda aumentam o metabolismo.

 

Antes de incorporar essas mudanças à sua rotina é importante contar com orientação médica. Somente um profissional de saúde vai poder analisar a situação e orientar da forma correta qual será o tratamento eficaz.

 

Este artigo tem a contribuição da especialista:
Sarina Occhipinti - Especialista em clínica médica e nutrição funcional
CRM-MG: 27926

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