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Repense sua alimentação para passar pela TPM de forma mais tranquila

Repense sua alimentação para passar pela TPM de forma mais tranquila

Se a sua TPM é sinônimo para doce, você pode se considerar uma pessoa normal. Para a maioria das mulheres, o desejo por um chocolate é inevitável nessa época. Vale lembrar, contudo, que ser comum não significa que seja saudável. A alimentação durante esse período do mês é de suma importância e pode influenciar na Tensão Pré-Menstrual, tanto para intensificar quanto para amenizar os sintomas. Conversamos com os nutricionistas Mauricio Serafim e Silvia Ferolla para saber quais alimentos podem ajudar você nesse período.




 

O que pode influenciar nos sintomas da TPM?

 

Assim como explica a profissional, a TPM é resultado de alterações hormonais e sintomas fisiológicos. Existem nutrientes em determinados alimentos que conseguem influenciar no funcionamento do corpo, como na produção de serotonina, por exemplo. “Mulheres que tem um estilo de vida saudável, incluindo dieta equilibrada, podem sofrer menos com os sintomas da TPM”, exemplifica ela.  Além disso, é importante ressaltar o papel dos exercícios físicos, conforme reforça Maurício. “A atividade física de intensidade moderada libera endorfinas que são hormônios do prazer”. Por isso, a prática também ajuda a controlar os sintomas da TPM, só preste atenção para não exagerar.

 

Confira os alimentos que podem ajudar você

 

Para Silvia, durante o período pré-menstrual é recomendado alimentos de baixo índice glicêmico, que garantem uma maior saciedade, como batata doce, arroz integral e leguminosas. Fique de olho na serotonina, o hormônio do bem-estar, e escolha alimentos que são fontes dela, como banana e abacate. O leite também ajuda, já que o cálcio combate sintomas como enxaqueca. Antioxidantes também são indicados, sendo cinco vegetais ao dia e três porções de frutas. “Esses alimentos podem ajudar a minimizar sintomas como inchaço, acne, e alterações de humor”, comenta ela.

 

Outra dica é apostar em uma alimentação funcional, como destaca o profissional, incluindo nutrientes fundamentais, como sementes em geral e óleo de linhaça. Além disso, preste atenção no funcionamento do seu corpo. “Use sempre verduras, legumes e verduras frescos. Cuide bem do seu intestino que tem que funcionar todos os dias”, indica ele. Pode incluir também peixes e frutos do mar na alimentação, o zinco presente neles ajuda no humor. Para completar, não deixe de lado os líquidos, pois a hidratação é fundamental. Existem diversas opções para você variar: água, chás, água de coco, sucos desintoxicantes e de vegetais escuros. Lembre-se de dar preferência aos alimentos orgânicos.

 

Mauricio Serafim
CRN: 63196
 

Silvia Ferolla - da Clínica Bruno Vargas
CRN: 9-1821

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