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Ciclo menstrual e alimentação: a relação entre os alimentos que você consome e a sua menstruação

Ciclo menstrual e alimentação: a relação entre os alimentos que você consome e a sua menstruação

Ciclo menstrual e alimentação estão mais relacionadas do que a gente pensa. Existem algumas variáveis que podem influenciar o organismo e, por isso, os hábitos alimentares também podem ser refletidos em padrões do ciclo menstrual. A alimentação pode afetar diretamente a intensidade das cólicas e dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), por exemplo. Além disso, a alimentação ainda é uma importante aliada nas diferentes fases do mês na mulher, podendo regular um ciclo menstrual. Quer entender mais sobre essa relação? Veja o que incluir no seu cardápio para melhorar a menstruação, os sintomas da TPM, as cólicas e o inchaço.

 

Veja também: 6 dicas de alimentação para quem tem fluxo intenso

 

Alimentos ricos em cálcio, zinco e magnésio ajudam regular a menstruação

 

Cálcio, zinco e magnésio são três minerais muito indicados para regular uma menstruação desregulada. Os três melhoram a regulação dos principais hormônios da mulher, a progesterona e o estrogênio. Assim, com seus níveis mais estabilizados, o organismo consegue sentir melhor as diferentes fases do ciclo menstrual, incluindo a menstruação. Se você costuma ter padrões menstruais bem diferentes, com períodos de sangramento que variam muito, consumir esses minerais é uma boa dica. 

 

Onde encontrar: vegetais e folhas verde-escuras, castanhas e sementes de abóbora.

 

Melhore sua disposição com vitaminas do complexo B

 

As vitaminas do complexo B podem exercer diversas funções no organismo e uma delas é a neurológica. O aumento na ingestão dessas vitaminas faz com que a mulher se sinta mais disposta, melhorando também seu humor. A principal dica é optar pelas fontes de vitamina B1 e B6, já que elas também estão relacionadas à sensação de prazer e bem-estar. A indisposição é um dos sintomas mais comuns na TPM e também no período menstrual. Você pode, portanto, evitar enjoos e dores de cabeça comuns nesse momento do ciclo.

 

Onde encontrar: arroz integral, aveia, semente de girassol, gema de ovo e folhas verdes.

 

Melhore o humor durante a TPM ingerindo alimentos com triptofano

 

A TPM te faz ficar com uma maior irritabilidade e um humor mais sensível? Bom, você não está sozinha. Mas é possível contornar essa situação inserindo alimentos com triptofano no seu cardápio. Esse é um aminoácido que serve como ingrediente para o organismo produzir serotonina, um neurotransmissor que proporciona uma sensação de alívio e bem-estar. Logo no finalzinho do ciclo menstrual, esse hormônio costuma a ficar mais baixo, assim, a ingestão de triptofano irá ajudar seu organismo a não sentir tanto essa queda.

 

Onde encontrar: bananas, chocolate amargo e leguminosas, como feijão e lentilha. 

 

Ômega 3 ajuda a eliminar cólicas menstruais

 

O ômega 3 é um importante aliado para qualquer momento do ciclo menstrual. Ele pode ajudar ainda mais durante a menstruação para trazer alívio às cólicas. Essas dores são causadas pela ação da prostaglandina, um sinal químico emitido para estimular a contração do útero para expulsar o sangue menstrual. Assim, a (boa) gordura presente no ômega 3 é capaz de inibir os sintomas causados pela ação desses sinais. Com propriedades anti-inflamatórias, há um alívio das cólicas e melhora dos sintomas.

 

Onde encontrar: sementes de linhaça, sementes de chia, nozes e sardinha.

 

Evite inchaço menstrual cortando frituras, açúcares e cafeína

 

Consumir frituras, açúcares e cafeína em excesso dias antes da menstruação chegar não é uma boa ideia. O sódio presente nesses alimentos e bebidas pode intensificar desconfortos da TPM e da menstruação. Ele faz com que o organismo retenha mais líquido e, consequentemente, cause uma sensação de inchaço no corpo. Se você tem se sentido assim nos últimos períodos menstruais, procure consumir em menor quantidade

 

O que evitar: café, refrigerantes, doces no geral e alimentos fritos.

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