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Quer começar a meditar? Preparamos algumas dicas que podem te ajudar

Quer começar a meditar? Preparamos algumas dicas que podem te ajudar

Quer meditar, mas não sabe por onde começar? Separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse início. A meditação é uma prática de relaxamento que não precisa de estudo profundo. O objetivo é relaxar a mente respirar profundamente. Para isso, sentar-se em um local calmo e confortável para começar a atividade é fundamental. Muitos estudos já comprovam que meditar por pelos menos 5 minutos ao dia já pode trazer benefícios para o corpo e a psique. Praticando regularmente, pode ajudar a reduzir problemas de ansiedade, trazendo relaxamento e uma conexão profunda com você. Ficou interessada? Então, preste atenção nessas 8 dicas:

 

1) Encontre um lugar calmo e aconchegante 

 

A escolha de um local perfeito para a meditação influencia diretamente o seu processo. O ideal é que esse lugar seja calmo, como o seu quarto, para ninguém interromper. Uma forma interessante de começar é procurar um cantinho para se conectar com a natureza de algum jeito, seja em contato com árvores no quintal, cercada pelo sol e sons ambiente, como também é possível adicionar elementos que te ajudem a visualizar esse ambiente: vasos de plantas, velas e incensos no seu próprio quarto com uma música relaxante.

 

2) Escolha um bom horário do dia

 

Pensando na sua rotina, escolha a melhor hora do dia para fazer a meditação. Não precisa ser sempre no mesmo horário, mas é interessante ter uma frequência para tornar a prática cada dia mais eficaz. Evite somente meditar logo depois de uma refeição. O estômago cheio pode causar desconforto durante os exercícios de respiração e interferir sua experiência. Esperar 1 a 2 horas depois de ter se alimentado é o ideal. 

 

3) Sente confortavelmente

 

A flor de lótus é a posição que sentamos com as pernas cruzadas e os pés em oposição às coxas. Ela é a mais indicada para a meditação, mas não é uma regra. Também é possível meditar deitada em sua cama, em uma rede ou na praia, como preferir. No entanto, a posição ajuda a alinhar a coluna e facilitar o fluxo de respirações. Se preferir, no início procure sentar com as costas apoiadas em um travesseiro ou na parede, mantendo o incômodo de manter a coluna ereta por conta própria. 


 

4) Acalme sua mente

 

O objetivo da meditação é acalmar a mente, mas esse também é o ponto de partida para que o processo seja mais efetivo. A rotina dessa prática ajuda a reduzir a ansiedade, insônia e estresse. No início é normal que todo mundo sinta dificuldade em aquietar os pensamentos, mas com o tempo isso se torna mais fácil. 

 

5) Aposte em aplicativos de meditação

 

Para quem é iniciante, um recurso que pode facilitar o processo é contar com vídeos ou aplicativos de meditação guiada. Enquanto você estiver de olhos fechados, o áudio vai orientar a intensidade das suas respirações e estimular boas sensações. O “Meditopia” oferece acesso a mais de 250 meditações, com músicas relaxantes e timer para marcar o tempo. Já o “Zen” possibilita que o usuário acesse sons binaurais com frequências para cura dos chakras, liberação de endorfinas, melhora do humor e outros.

 

6) Antes de meditar, faça alguns alongamentos

 

Como você irá passar um tempinho sentada com a coluna ereta, um rápido alongamentos podem ajudar a aquecer o corpo para a meditação. Não precisa ser um exercício muito elaborado, tente encostar as mãos nos pés enquanto estiver sentada e segure alguns segundos. Isso vai fazer com que você o sinta mais leve e também melhorando sua postura para meditar.

 

7) Concentre-se na sua respiração

 

Durante os minutos de meditação, não se esqueça de ouvir atentamente sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo do organismo. Quando precisar desligar, foque na respiração. Isso vai ajudar a manter a concentração e afastar pensamentos agitados em sua mente. 

 

8) Abra os olhos e levante lentamente

 

Independente de quantos minutos vai durar a sua meditação, é importante terminar o processo lentamente. Quando finalizar, abra os olhos devagar e continue mais um tempinho na mesma posição. Retome a sua respiração normal, mexa os braços e pernas devagar, alongue o corpo mais um pouco e depois levante. Depois disso tudo, basta tornar a meditação uma rotina. Procure fazer pelo menos três vezes por semana para conseguir sentir os benefícios.

 

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