Quem toma anticoncepcional por muitos anos tem dificuldade para engravidar? Veja o que especialistas dizem sobre isso
Quem toma anticoncepcional por muitos anos tem dificuldade para engravidar? Veja o que especialistas dizem sobre isso
Anticoncepcionais orais e intra-uterinos não interferem na fertilidade
De acordo com a ginecologista Mariana Conforto, os anticoncepcionais mais conhecidos, como os orais e os dispositivos intra-uterinos, não interferem na fertilidade da mulher. “Alguns tipos de anticoncepcionais, como os injetáveis (trimestrais), são compostos apenas por progesterona, o que pode lentificar o retorno da fertilidade”, esclarece.
A médica ainda destaca que a avaliação individual de cada caso é fundamental: “Algumas vezes a infertilidade não está ligada apenas ao uso de anticoncepcionais e, sim, a outros fatores que precisam ser investigados”.
Existe um período máximo para tomar pílula?
Alguns médicos acreditam que depois um ano de uso da pílula, o ideal é dar uma pausa de dois meses para limpar o organismo. O ginecologista Gustavo de Paula Pereira, no entanto, afirma que não é necessário fazer essa pausa. “Caso a mulher apresente algum efeito colateral ou indesejado relacionado ao uso do anticoncepcional, ela deve procurar seu médico para que ele avalie a melhor maneira de abordar esses sintomas. Além de não trazerem benefícios, essas pausas para descanso do organismo aumentam as chances de ocorrência de uma gestação indesejada, pela ausência de método anticoncepcional eficaz, e de irregularidade menstrual”, esclarece.
Dra. Mariana Conforto - Ginecologista e obstetra da Perinatal.
CRM: CRM:5296454-9
Dr. Gustavo de Paula Pereira - Ginecologista
CRM: 119970 - SP



