Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Quantos dias dura o período fértil? Saiba como calcular e identificar sintomas

Quantos dias dura o período fértil? Saiba como calcular e identificar sintomas

O período fértil acontece no meio do ciclo menstrual e dura cerca de 6 dias. Ele é o momento em que a mulher tem mais chances de ficar grávida e está diretamente ligado à ovulação, processo em que um dos ovários libera um óvulo para ser fecundado. Por isso, pois além de prevenir uma gravidez indesejada, ou saber os dias certos para ter relações caso queira engravidar, identificar a fase fértil é ótima maneira de conhecer mais sobre seu corpo, observando sinais como o aumento do desejo sexual e da secreção vaginal. Conversamos com a ginecologista Mariana Conforto sobre período fértil, como calcular e identificar sinais. Confira.

 

Quando é o período fértil 

 

O período fértil acontece na segunda fase do ciclo menstrual e começa a ser contado cerca de 3 dias antes da ovulação estendendo até 2 dias depois. “A ovulação dura por volta de 24h, mas o período fértil dura mais tempo, pois o espermatozóide vive por mais tempo.  Então podemos considerar por volta de 2-3 dias”, explica a Dra. Mariana, que classifica o período inteiro como periovulatório, considerando o tempo antes, durante e depois da liberação do óvulo. Como um espermatozóide consegue sobreviver até 5 dias, o período fértil é calculado considerando os 3 dias antes, o dia da ovulação e os 2 dias depois, ou seja, com 6 dias de duração. 

 

Período fértil é antes ou depois da menstruação?

 

O período fértil acontece bem no meio do ciclo menstrual. Para saber se ele é antes ou depois da menstruação, é preciso escolher um período menstrual como referência. Se considerarmos a menstruação correspondente ao ciclo atual, o período fértil sempre acontece depois, pois a ovulação ocorre 14 dias após a chegada da menstruação. No entanto, é comum dizer que o período fértil acontece antes, pois a mulher primeiro ovula e depois menstrua. Por isso, o mais correto é dizer que o período fértil acontece 14 dias antes da menstruação. 

 

Como calcular o período fértil 

 

Segundo a médica, o cálculo do período fértil é muito mais certeiro nos ciclos regulares de 28 dias. “Se o dia fértil (ovulação) é 14 dias antes da menstruação, em um ciclo de 28 dias, ele será no meio do ciclo. Mas se o ciclo for de 30 dias, ele será um pouco depois, por volta do 16° dia”. 

 

Para isso, é preciso saber qual é a duração do seu ciclo menstrual. Basta calcular a quantidade de dias entre o primeiro dia da menstruação de um mês até a chegada da menstruação do dia seguinte. A maioria dos ciclos ficam em torno de 21 a 28 dias, podendo chegar a 30. Você pode usar aplicativos de celular ou recorrer a uma calculadora online para um cálculo mais certeiro, ou mesmo fazer anotações na agenda. 

 

Como calcular o período fértil de ciclos irregulares

 

É mais difícil saber quando começa o período fértil de uma mulher com ciclos irregulares, pois o dia da ovulação tende a variar. Uma dica que pode facilitar é contar a duração dos últimos três ciclos. Veja como calcular o ciclo menstrual irregular: 

 

Passo 1) Se seus últimos três ciclos duraram 26, 28, 30 dias, basta somar a quantidade de dias (35+28+30 = 93) e dividir por 3 (93 ÷3 = 31). O resultado é a média de duração do seu ciclo menstrual. 

 

Passo 2) Depois é só subtrair 14 do valor total. Isso porque a fase lútea, anterior à chegada da menstruação, é a mais regular do ciclo menstrual e dura sempre 14 dias. Seguindo nosso exemplo, 31-14= 17. Isso significa que a sua ovulação costuma acontecer no 17° dia do seu ciclo menstrual e o período fértil fica em torno do 14° e 19° dia. 

 

 “A fita de ovulação também ajuda bastante, e é fácil de comprar na farmácia”, recomenda a médica, se referindo aos testes que buscam identificar os níveis do hormônio luteinizante (LH) a partir da primeira urina da manhã. Como o LH atinge seu pico na fase ovulatória, o teste de ovulação consegue informar se a mulher está fértil ou não. 

 

Sintomas do período fértil: saiba como indentificar  

 

O sintoma mais conhecido do período fértil é o aumento da libido. Isso acontece por conta das alterações hormonais, principalmente as altas taxas de estrogênio, que levam a mulher a se sentir mais estimulada sexualmente, já que a fase ovulatória é o momento em que o  corpo apresenta as melhores condições para engravidar. Além do desejo sexual, outro sintoma característico do período fértil é a presença de secreção vaginal mais abundante. “O muco fica mais grudento, branco transparente”, afirma a médica. A mudança do aspecto do muco cervical também é um mecanismo que busca facilitar a fecundação, pois ele age diretamente na lubrificação vaginal, que fica muito mais fluida, facilitando o caminho dos espermatozóides até o óvulo. 

 

Por fim, também é possível perceber um aumento na oleosidade na pele e na temperatura corporal (em torno de 0,3 a 0,8ºC que pode ser medida logo ao acordar). Algumas mulheres também relatam uma dor no baixo ventre, como uma espécie de cólica, mas não muito intensa, que dura apenas um dia e é conhecida como dor de ovulação. Ela acontece acontece porque o ovário perde um pouco de sangue e líquido ao liberar o óvulo. Ao respingar em outras cavidades, o fluido pode causar uma pequena irritação. 

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Mariana Conforto - Ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 5296454-9

semprelivre_bottom1_dance_new

  • PRIMEIRA VEZ
    Medo de ir ao ginecologista? Não precisa! Saiba o que esperar de uma primeira consulta
    A primeira ida ao ginecologista gera um certo receio em muitas garotas, mas não há motiv..
  • PRIMEIRA VEZ
    1º dia de aula na faculdade: a blogueira Natalia Salvador contou como encarou o medo e deu dicas de como lidar com essa mudança
    Uma das maiores mudanças do início da nossa vida adulta é a entrada para a universidade..
  • PRIMEIRA VEZ
    5 coisas que ninguém te contou sobre sua primeira menstruação
    A primeira menstruação acontece de forma inesperada, já que, na maioria das vezes a gen..
  • PRIMEIRA VEZ
    Intercâmbio: blogueira Paola Piola conta sobre a 1ª vez que lidou com a independência em outro país
    Fazer intercâmbio é o sonho de muitas adolescentes, principalmente depois dos 18 anos, q..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
    Você sabia que mudar anticoncepcional pode atrasar a menstruação ou até mesmo provocar...
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
  • Menstruação
    Candidíase atrasa a menstruação?
    Muitas mulheres têm dúvidas se a candidíase atrasa a menstruação. A infecção fúngica,...
    Candidíase atrasa a menstruação?
  • Menstruação
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
    Muitas mulheres acreditam que o uso de antibiótico atrasa a menstruação. Isso porque...
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • VER TODAS >