Quantos dias dura um ciclo menstrual irregular?
Quantos dias dura um ciclo menstrual irregular?
PRODUTO Relacionado

Quantos dias dura um ciclo menstrual irregular?
Os ginecologistas estipulam que um ciclo menstrual regular tem em média 28 dias, mas também é considerado normal ter de 21 a 35 dias. Assim, no ciclo irregular, o intervalo entre uma menstruação e outra é maior que 35 dias ou menor que 21 dias. Mas, além disso, ainda há características específicas que definem a irregularidade, como duração da menstruação menor que 3 dias ou maior que 7 e volume menstrual maior que 80 mililitros.
Muitos ginecologistas recomendam que as pacientes identifiquem características sobre os seus ciclos para saber quando algo não vai bem. Para isso, uma boa dica é ter um diário da menstruação, marcando em todos os dias do mês como se está sentindo e quais são os principais sintomas. Isso ajuda na hora de entender os padrões menstruais, ou seja, como a o ciclo se comporta em diferentes momentos. Aos poucos, é possível notar que, por exemplo, seu ciclo costuma durar sempre 23 dias, mas em um mês específico a menstruação só desceu depois de 30 dias. Se isso acontece, está na hora de consultar um ginecologista.
11 causas para o ciclo menstrual irregular
-
Perda ou ganho de peso excessivo;
-
Alterações hormonais;
-
Distúrbios hormonais, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo;
-
Síndrome dos ovários policísticos;
-
Uso de dispositivo intrauterino (DIU);
-
Pólipos no endométrio;
-
Miomas uterinos;
-
Endometriose.
A irregularidade no ciclo pode sinalizar problemas
Algumas das causas para o ciclo menstrual irregular não sinalizam problemas na saúde íntima, com a troca de anticoncepcional ou o uso do DIU. Contudo, a maioria delas ressalta algum problema que precisa ser investigado pelos profissionais. Entre eles, os quadros mais alarmantes são:
Síndrome dos ovários policísticos: é um distúrbio hormonal em que cistos se alocam na parte externa dos ovários, aumentando o tamanho dos órgãos. Além da irregularidade no ciclo, a síndrome também tem como sintomas o excesso de pelos e aparecimento de acne.
Mioma uterino e pólipo endometrial: ambos os quadros marcam tumores benignos que se desenvolvem dentro do útero (mioma) ou fora dele (pólipo). Os sintomas das doenças incluem menstruações anormais, dores locais e cólicas intensas.
Endometriose: é o distúrbio em que o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce para fora, causando muitas dores e sangramentos anormais.
Ciclo menstrual irregular tem tratamento
O tratamento para o ciclo menstrual irregular varia de acordo com a sua causa. Para a síndrome dos ovários policísticos, o tratamento é voltado para regularizar os sintomas e permitir uma vida normal à paciente; no caso da menstruação irregular, o tratamento é feito com o uso de pílulas anticoncepcionais. Mioma e pólipo uterinos contam com medicamentos específicos (muitas vezes hormonais) e com cirurgias para remover os tumores. Por fim, o tratamento da endometriose é feito com medicamentos hormonais e cirurgias para remover parte do endométrio.
Para pacientes que não apresentam nenhum dos quadros alarmantes e que já conferiram com um ginecologista que tudo está dentro da normalidade, o ciclo menstrual pode ser regularizado por meio de medicamentos. Para isso, é possível alterar o estilo de vida da paciente, incluindo a perda de peso, correção de distúrbios alimentares e redução do estresse. Além disso, a terapia hormonal, feita muitas vezes com métodos contraceptivos que têm hormônios, é por vezes recomendada pelos especialistas. Para um tratamento mais individual, marque sua consulta com um ginecologista.
PRODUTOS Relacionado




