Quanto tempo leva até normalizar a menstruação depois de parar a pílula anticoncepcional?
Quanto tempo leva até normalizar a menstruação depois de parar a pílula anticoncepcional?
Veja também: Quando chega a primeira menstruação após parar anticoncepcional?
Não é possível prever exatamente o que acontece com a menstruação quando paramos de tomar anticoncepcional. Algumas mulheres podem ter atraso menstrual ou até mesmo ausência de menstruação após parar a pílula anticoncepcional, o que não costuma ser motivo de preocupação nos primeiros 3 meses.
No geral, essa estimativa de quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação varia de acordo com alguns fatores, como: o tipo de pílula, há quanto tempo ela é utilizada e, é claro, o próprio organismo da mulher.
A seguir, o Só Delas esclarece algumas dúvidas sobre como fica a menstruação após parar de tomar anticoncepcional.
Quanto tempo demora para menstruar após parar de tomar anticoncepcional?
Não existe uma fórmula para descobrir com certeza quantos dias após parar de tomar o anticoncepcional vem a menstruação. Em usuárias da pílula anticoncepcional combinada (com estrogênio e progesterona), a primeira menstruação após parar de tomar anticoncepcional pode descer em cerca de 3 a 5 dias. Mas, isso não é uma regra! Em alguns casos, a menstruação pode levar semanas ou até mesmo meses para se regularizar — principalmente, em mulheres que utilizavam a pílula há muito tempo.
Já se tratando da minipílula (pílula de progesterona), essa previsão é estendida para um ciclo menstrual inteiro, ou seja, entre 21 a 45 dias. Mas, assim como em casos de pílula combinada, não é possível afirmar com convicção que a menstruação vai descer durante o tempo estimado.
Atraso na menstruação após parar de tomar anticoncepcional: quando devo me preocupar?
Como dito anteriormente, é normal atrasar a menstruação após parar de tomar anticoncepcional. O processo de ovulação após parar anticoncepcional pode voltar a acontecer rapidamente ou levar mais tempo. Por isso, a princípio, não é preciso se desesperar caso o fluxo menstrual demore semanas ou meses para dar as caras.
A menstruação atrasada após parar de tomar anticoncepcional só deve ser motivo de alerta quando esse período de espera ultrapassa 3 meses. Nessas circunstâncias, vale consultar o(a) ginecologista para verificar a possibilidade de gravidez ou complicações de saúde.



